Petróleo - a era de ouro das grandes companhias

Páginas: 2 (493 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Aluno: Ideildo de Macêdo Júnior

Resumo – A era de Ouro das Grandes Companhias
A partir do século XIX com o advento da primeira revolução industrial e o aquecimento da economia impulsionado pelaindústria se viu a necessidade de se mudar à matriz energética mundial. Até então, os produtos utilizados para a iluminação era o querosene obtido através do carvão e do óleo de baleia. Em 1850, JamesYoung, na Escócia, descobriu que o petróleo podia ser extraído do carvão mineral e xisto betuminoso, e criou um dos primeiros processos de refinação do petróleo, que até então engatinhava no mercadoenergético mundial. Em agosto de 1859 o norte-americano Edwin Laurentine Drake perfurou o primeiro poço nos Estados Unidos para a procura do petróleo (a uma profundidade de 21 metros), no estado daPensilvânia. O poço revelou-se produtor e a data passou a ser considerada, pelos norte-americanos, a do nascimento da moderna indústria petrolífera. A produção de óleo cru nos Estados Unidos, de dois milbarris em 1859, aumentou para aproximadamente três milhões em 1863, e para dez milhões de barris em 1874.
Com as descobertas de novas jazidas e o advento da indústria de motores a combustão internaos lucros somados a extração do petróleo alcançaram picos significativos e lucros atrativos para os produtores. Inicialmente os métodos utilizados para extração eram rústicos e a perfuração era feitade modo percussivo. No inicio do século XX um americano chamado Anthony Lucas desenvolveu um processo de perfuração rotativo encontrando petróleo a uma profundidade de mais de 350 metros.
Nos anosque se seguiram o investimento em tecnologia para aperfeiçoar o método rotativo de perfuração e a demanda mundial cada vez maior levou a descobertas de novas jazidas importantíssimas, nos EstadosUnidos, Argentina, Venezuela, Oriente Médio e vários outros países. Nessa época os Estados Unidos era o então maior produtor de petróleo do mundo detendo metade da produção mundial.
Com o auge da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petróleo: o ouro negro em declínio
  • petroleo o ouro negro
  • Grande Hotel de Ouro Preto
  • O padrao ouro internacional e a grande depressao
  • O petróleo e gás no mundo, no brasil e no rio grande do norte.
  • AS COMPANHIAS
  • ETAPAS DO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM POÇOS DE PETRÓLEO TERRESTRE NO RIO GRANDE DO NORTE
  • uma companhia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!