Petróleo-maior fonte de hidrocarbonetos

Páginas: 5 (1108 palavras) Publicado: 10 de maio de 2012
INTRODUÇÃO:
A sociedade atual ou sociedade da informação é extremamente dependente da utilização de petróleo para o seu desenvolvimento. Como se trata de um combustível fóssil e, portanto, de uma fonte de energia não-renovável, suas reservas estão sendo esgotadas gradativamente. Apesar dos sérios impactos causados ao meio ambiente, sua alta viabilidade econômica faz com que ele continue sendoexplorado.




NATUREZA E ORIGEM DO PETRÓLEO:
O Petróleo é uma substância viscosa, mais leve que a água, composta por grandes quantidades de Carbono e Hidrogênio (hidrocarboneto) e quantidades bem menores de Oxigênio, Nitrogênio e Enxofre.
A natureza complexa do Petróleo é resultado de mais de 1200 combinações diferentes de hidrocarbonetos.
Ele pode ocorrer nos estados:
* Sólido –Asfalto
* Líquido – Óleo cru
* Gasoso – Gás natural
O Petróleo é formado pelo processo decomposição de matéria orgânica, restos vegetais, algas, alguns tipos de plâncton e restos de animais marinhos – ocorrido durante centenas de milhões de anos da história geológica da Terra.

CONDIÇÕES PARA FORMAÇÃO DO PETRÓLEO:
* Inicialmente deve haver a matéria orgânica adequada à geração doPetróleo
* Este material orgânico deve ser preservado da ação de bactérias aeróbias
* O material orgânico depositado não deve ser movimentado por longos períodos
* A matéria orgânica em decomposição por bactérias anaeróbias deve sofrer a ação de temperatura e pressão por períodos longos
O início do processo de formação do Petróleo está relacionado com o início da decomposição dos primeirosvegetais que surgiram na Terra.
Maioria dos compostos identificados no petróleo é de origem orgânica, mas até que a matéria chegue ao estado de petróleo são necessárias condições especiais. O ambiente marinho reúne tais condições.
No ambiente marinho é a plataforma continental a região que mais produz matéria orgânica. Os mares rasos também podem receber um grande aporte de matéria orgânica.Embora semelhante ao carvão quanto à composição (hidrocarboneto) o petróleo possui certas características especiais: por ser fluido pode migrar para a além de sua fonte geradora e acumular-se em estruturas sedimentares. O Petróleo ocorre normalmente em rochas sedimentares depositadas sob condições marinhas.
Pode-se dizer também que o petróleo tem uma origem mista devido à decomposição de matériaorgânica de origem animal e vegetal. O ambiente adequado para a formação do petróleo necessita condições de manutenção de vida intensa e posteriormente, elementos de proteção contra oxidação.
O petróleo só pode ser encontrado a altos níveis de profundidade. A Petrobrás, hoje, uma das maiores refinarias do mundo, produz petróleo a 1.877 metros de profundidade, no Campo de Roncador.

A conversãode matéria orgânica em petróleo pode ser dividido em três etapas:
* Diagênese: Logo após a deposição tem início a decomposição bioquímica da matéria orgânica, gerando o metano biogênico. Com o aumento de pressão e temperatura a matéria orgânica é convertida em querogêneo – matéria orgânica amorfa com C, H e O.
* Catagênese: com o aumento da pressão o querogêneo se altera e a maioria do óleocru é formado. Durante essa fase as moléculas maiores irão se dividir em moléculas menores e mais simples – craqueamento.
* Metagênese: no estágio final de formação do querogêneo e do óleo cru produz-se gás natural, principalmente na forma de metano e o carbono residual é deixado na rocha-fonte.
A principal fonte de óleo cru é o fitoplâncton, mas também estão presentes restos de plantasterrestres, bactérias e zooplâncton. Dos três tipos de querogêneo já identificados, cada qual produz diferentes compostos durante a maturação, com respectivas variações em C/H ou O/C.
A formação de petróleo e gás natural não depende apenas da composição da matéria orgânica original, mas também do aumento de temperatura, isto é, do gradiente geotérmico.
Os hidrocarbonetos que formam o petróleo são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • fontes naturais dos hidrocarbonetos petroleo e gas natural
  • Petroleo e os hidrocarbonetos
  • Petróleo e seus hidrocarbonetos
  • Petroleo e Hidrocarbonetos
  • Hidrocarbonetos
  • Petroleo e os hidrocarbonetos
  • Hidrocarboneto
  • Fontes de hidrocarbonetos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!