Petição

Páginas: 12 (2885 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
A psicologia
Introdução
O que é?
* Antes do século XVIII ou XIX: não se usa ainda a palavra “psicologia” para chamar esse campo do saber.
* Primeiro a usar o termo: Goeckel (Goclenius), com o sentido de “ciência ou discurso sobre a alma”.
* Hoje se distingue entre psicologia filosófica (que eventualmente estudaria a alma) e a psicologia “experimental” (que teria por objetivo adescrição e mensuração dos fenômenos psíquicos.
* Outra vertente: psicologia como ciência da conduta (estudo do caráter e da conduta humanos ou da sua “personalidade”).
* Psicologia “clínica”: não se trata de conhecer o “homem” em geral, senão aos indivíduos, com a finalidade prática de modificar sua conduta ou sua personalidade.
Psicologia, suas origens
* A preocupação peloconhecimento e aperfeiçoamento da personalidade começou a desenvolver-se há mais de 2500 anos, sistemática e detalhadamente.
* “...houve uma psicologia pré-moderna, que durou desde 500 a. C. até o s. XVII, mas que não se chamava “psicologia” senão “ética” ou, com mais frequência ainda “filosofia”, ainda que tratasse justamente de psicologia (...): era o conhecimento da psique humana que tinha comometa o melhoramento do homem. Ela tinha, portanto, um propósito moral, se poderia dizer inclusive religioso, espiritual” (E. Fromm).
Sócrates
* ““Cura da alma” como centro da sua mensagem ética e, portanto, como núcleo essencial do seu pensamento filosófico”” (G. Reale).
Platão
* O pleno desenvolvimento da personalidade humana consiste em conseguir a saúde integral, do corpo e da alma e,sobretudo, alcançar a harmonia nas próprias energias que produz a virtude (areté).
* Para cada “parte” da alma a virtude consiste em desempenhar a sua função no modo melhor e em ordem mútua.
* Como a virtude é a saúde da alma, o vício é a sua enfermidade.
Aristóteles
* De animalibus, De somno et vigilia, De anima, De sensu et sensato e De memoria et reminiscentia (bases para odesenvolvimento da psicologia, seja geral ou experimental).
* Éticas (Ética Nicomáquea, Ética Eudemia e Grande Ética): ponto de referência fundamental para a história da “praxis da psicologia”, onde Aristóteles expõe a sua concepção sobre o desenvolvimento da personalidade humana (Noção clássica de Ética: disciplina que estudava como formar o caráter humano, as virtudes éticas).
* “O nossotrabalho intelectual, a diferença dos outros, não tem por finalidade a especulação. Não empreendemos esta investigação para saber o que é a virtude –o que não teria nenhuma utilidade- senão para chegarmos a ser virtuosos” (Ética a Nicômaco, II, 2).
* Ponto de partida: a experiência humana da vida, individual e socialmente considerada.
* Finalidade: ajudar o homem a alcançar a plenitude, ouseja a operação segundo a virtude, que produz a felicidade e o deleite, a theoria ou contemplação.
* Aristóteles inclui seu estudo teórico sobre a alma no conjunto da ciência natural (Física), embora faça uma distinção entre as considerações física e ética (chamando a última de ciência “antrópica” como na Ética a Nicômaco, VIII, 1).
* Lógica: estudo da razão humana, em ordem a seucorreto uso.
* Ética: consideração prática do homem, da sua conduta e do seu caráter (princípio do seu comportamento), assim como do bem humano.
* Ética individual (monástica): quando se refere ao aperfeiçoamento do caráter do indivíduo.
* Ética familiar ou doméstica (econômica): quando estuda o modo de administrar a “casa”.
* Ética social (política): quando estuda a sociedade e omodo mais adequado de conduzi-la ao bem comum.
Ética aristotélica: temas.
* Desenvolve com amplitude e profundidade quase todos os temas que interessam ao desenvolvimento da personalidade.
* Sentido da vida (fim último), caráter em seu crescimento positivo (virtudes) ou em suas deformações (vícios), os estados intermédios entre ambos (continência e incontinência) e os excessos em ambas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petição
  • Petiçao
  • Petição
  • petição
  • petição
  • petição
  • Petição
  • petição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!