petição inicial

Páginas: 2 (490 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
A linguagem humana: do mito á ciência
Linguagem e língua
A linguagem é a capacidade específica da espécie humana de se comunicar por meio de signos. Entre as ferramentas culturais do serhumano, a linguagem ocupa um lugar á parte, porque o homem não está programado para aprender física ou matemática, mas está programado para falar, para aprender línguas, quaisquer que elas sejam. Alinguagem responde uma capacidade natural da espécie humana, a de comunicar-se. Os sentidos podem se manifestar-se de diversas maneiras: por meio de sons, como no caso da linguagem verbal, por meiode imagem, como na pintura, por meio de gestos, como nas línguas de sinais utilizadas pelos surdos. Temos linguagem não mistas, cujos significados se manifestam apenas de uma maneira: a escrita, apintura, a escultura, a língua de sinais; temos linguagem mistas, cujos significados se manifesta de diferente maneiras, como no cinema, em que os sentidos são veiculados pelos sons da linguagem verbal eda música, pelas imagens da linguagem visual.

Funções da linguagem
A linguagem é uma maneira de perceber o mundo. Isso significa que as coisas do mundo exterior só têm existência para o homemquando são nomeadas. É uma atividade simbólica; o que significa que as palavras criam conceitos e eles ordenam a realidade, caracterizam o mundo.
As palavras formam um sistema independente das coisasnomeadas por elas, o que quer dizer que cada língua pode ordenar o mundo de maneiras diversas, exprimir diferentes modos de ver a realidade. Mas a língua não é só o instrumento pelo qual percebemos omundo, não é apenas uma forma de interpretar a realidade. A língua é também o meio pelo qual interagimos socialmente.
Com linguagem, armazenamos conhecimento na memória, transmitimos essesconhecimentos a outras pessoas. A linguagem não se destina somente a informar, a influenciar, a exprimir emoções e sentimentos, a criar ou manter laços sociais, mas ela serve também para falar sobre a própria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petição Inicial
  • Petiçao Inicial
  • petição inicial
  • petição inicial
  • Petição Inicial
  • Petição Inicial
  • Petição inicial
  • Petição inicial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!