Peter drucker

Páginas: 6 (1257 palavras) Publicado: 4 de maio de 2013
Biografia de Peter Drucker:
Peter Drucker(1909-2005) foi um escritor, professor e consultor administrativo austríaco. É considerado o maior expoente da administração. Foi um dos estudiosos que estabeleceu a administração como ciência.
Peter Ferdinand Drucker nasceu em Viena. Considerado o pai da administração moderna Drucker. Obteve grande influência e teóricos como John Keynes e JosephSchumpeter.
Foi professor da Claremont Graduate Califórnia, EUA e presidente honorário da Drucker Foundation. Drucker foi estudioso incansável sobre o estudo da administração. Também produziu muitos trabalhos acadêmicos que permeavam rigor acadêmico e, ao mesmo tempo, tinham 7importância para um público mais amplo.
Drucker escreveu vários livros em sua carreira, entre eles, “Desafios Gerenciaispara o Século XXI", (1999), "Administrando em Tempos de Grandes Mudanças" (1995) e “Sociedade Pós-Capitalista” (1993).
Drucker foi um grande incentivador e admirador do desenvolvimento econômico do Brasil. Nos anos 50, elogiou a ideia de uma nova capital, a construção de Brasília. Também foi defensor do ingresso do Brasil no chamado primeiro mundo, o que sempre acreditou.
Peter Drucker faleceuem Claremont, na Califórnia, em 2005. É considerado o “Papa da administração moderna”.
Mais importante e influente estudioso de gestão do mundo, Peter Drucker foi um guru, uma lenda internacional e um ícone dos negócios. Conhecido por criar vários conceitos sobre os quais se construíram os pilares da gestão moderna, Drucker teve um jeito não convencional de explorar a história da gestão e dassuas idéias para o futuro. Sim, ele sabia do futuro como ninguém
Drucker foi escritor, professor e consultor durante mais de 60 anos. Ele criou conceitos que fizeram da gestão um campo legítimo de estudos acadêmicos. O ponto-chave de sua defesa foi a visão de que a coisa mais importante em uma organização são as pessoas. A influência de seus pensamentos foi tão grande que ele frequentemente échamado de Pai da Gestão.
Com mais de 30 livros publicados, essa grande referência em gestão teve muito a nos ensinar. É impossível tentar resumir suas idéias e conceitos mais importantes aqui ou em qualquer outro lugar. Suas obras são completas, instigantes e muito sólidas
Escolhi três ensinamentos para que você possa conhecer um pouco mais de Peter Drucker, mas principalmente para que você possalevar essas idéias para a sua empresa e fazer dela um grande sucesso.
Ensinamento 1 – AUTOGERENCIAMENTO:
Empresas estão passando por mudanças radicais em suas estruturas, no trabalho que elas desenvolvem, no tipo de conhecimento que elas precisam e no tipo de pessoas que elas empregam. Com novas necessidades e objetivos, Drucker diz que hoje precisamos nos autogerenciar mais do que em qualquerépoca.
Sim, não há mais espaço para empresas com estruturas inchadas, com mesas demais para pessoas que pouco fazem. Não tem mais espaço para ter um estagiário, um funcionário que cuida desse estagiário, um supervisor que cuida desse funcionário, um supervisor-chefe que cuida do supervisor, um gerente que cuida do supervisor-chefe, um gerente geral que cuida do gerente e assim por diante. Umaempresa com esse tipo de hierarquia extensa está em grandes problemas, pois vai ser difícil sustentar esses custos por muito tempo.A grande idéia aqui é: cada profissional tem de saber exatamente qual é o seu trabalho e aproveitar o tempo destinado para isso para fazê-lo, e da melhor forma possível. Drucker dizia que devemos constantemente nos perguntar: Quais são as minhas forças? Quais são osmeus valores? Onde pertenço? Qual deve ser a minha contribuição?
Um profissional que sabe responder a essas perguntas sabe também qual é o seu trabalho. Você, como líder, deve incentivar para que sua equipe tenha esse tipo de pensamento. Quanto mais eles forem autogerenciáveis, mais tempo você terá para promover mudanças estratégicas na empresa e mais tempo terá para provê-los de ferramentas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • peter drucker
  • Peter drucker
  • Peter Drucker
  • Peter Drucker
  • Peter drucker
  • Peter drucker
  • Peter drucker
  • quem foi Peter Drucker

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!