Peter drucker

Páginas: 6 (1437 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2014
Peter Drucker

O Peter Ferdinand Drucker - nasceu em 19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria. Foi um escritor, professor e consultor administrativo, Drucker foi educado na Áustria e Inglaterra e obteve um doutorado da Universidade de Frankfurt em 1931, tornou-se um repórter financeiro para Frankfurter Geral Anzeiger em Frankfurt, na Alemanha, o que lhe permitiu mergulhar no estudo do direitointernacional, história e finanças.
Em seguida mudou se para Londres em 1933 para escapar da Alemanha de Hitler e aceitou um emprego como analista de valores mobiliários de uma companhia de seguros. Quatro anos mais tarde casou-se com Doris Schmitz e o casal partiu para os Estados Unidos.
Em 1939, Drucker conseguiu um cargo de professor em tempo parcial na Sarah Lawrence College, em Nova York.Ingressou na Faculdade de Bennington College, em Vermont, em 1942 e no ano seguinte colocou sua carreira acadêmica em espera para passar dois anos estudando a estrutura da General Motors gestão. Esta experiência ele pode deixou em seu livro "Conceito da Corporação", um best-seller imediato nos Estados Unidos e no Japão, que validou a noção de que grandes empresas poderiam estar entre as invençõesmais nobres da humanidade. Entre 1950 e 1971, o Drucker foi um professor de administração na Graduate Business School( Graduação ou diploma de escola de negócios) da Universidade de Nova York. Ele foi premiado com a Menção Presidencial, a maior honra da universidade.
Considerado o pai da administração moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenômeno dos efeitos da globalização naeconomia em geral, e em particular nas organizações.
No século XX era considerado o principal pensador empresarial e das teorias da Administração, sua obra é extremamente abrangente, tendo escrito sobre tudo o que os executivos fazem, pensam e enfrentam.
Seu primeiro livro, escrito em 1946, Concept of the corporation(Conceito da corporação), constituía uma investigação pioneira do intrincadofuncionamento interno da General Motors, e demonstrou que o gigante do setor automobilístico era muito mais um sistema social repleto de labirintos do que uma máquina econômica. Desde então, já são mais de 29 livros. Ao longo de sua vida, criou frases e defendeu conceitos como Administração por Objetivos (APO). Muitas de suas inovações tornaram-se realidades na prática administrativa.
Por exemplo,elogiou as grandes organizações, mas também previu o seu desaparecimento. Seu livro Managing for results (Gestão por resultados), de 1964, foi o primeiro livro sobre o que hoje se denomina estratégia. A obra The effective executive (O executivo eficaz), de 1966, foi o primeiro e, até hoje, o único livro sobre o fato de o comportamento ser um ponto de apoio ou uma exigência que se faz doprofissional. O ápice de sua obra pode ser considerado como formado por dois livros extensos e brilhantes: The practice of management (A prática de gestão -1954) e Magement: tasks, responsabilities, practices (Gestão: tarefas, responsabilidades, prática - 1973), que possuem um alcance enciclopédico e são completos em sua perspectiva histórica. Mais do que qualquer outra obra, abrangem a essência do pensamentoe da prática da Administração.
Além dos seminários e conferências, Peter Drucker conhecia o Brasil por meio de três grandes ícones nacionais: a fabricante de aviões, Embraer; a companhia petrolífera Petrobrás e o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Ozires Silva, o ex-presidente da Embraer é quem conta: "Drucker era fascinado pela história da Embraer e de como um país em desenvolvimento, como oBrasil, pôde desenvolver uma indústria de ponta e competir com as nações mais industrializadas do mundo neste complexo segmento do mercado". Da mesma forma, Drucker considerava extraordinário o desenvolvimento da Petrobrás e seu potencial energético. Em sua primeira visita ao Brasil, ainda nos anos 50, Drucker pôde conhecer o presidente Juscelino Kubitschek e apoiar sua decisão de construir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • peter drucker
  • Peter Drucker
  • Peter Drucker
  • Peter drucker
  • Peter drucker
  • Peter drucker
  • Peter drucker
  • quem foi Peter Drucker

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!