Peter drucker teoria neoclássica

Páginas: 14 (3387 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2012
Peter Drucker Teoria Neoclássica


[pic]









Trabalho entregue a Universidade

Nove de Julho



Universidade Nove de Julho





Peter Drucker – Teoria Neoclássica







Curso: Ciências Contábeis

Turma: A1







Orientador

Prof.º Nelson Alonso JuniorIntegrantes

Ariani lima Ferreira RA: 2212100643

Cristina Gonçalves RA: 2212201785

Danilo Santos RA: 2212201749

José Laercio Silva RA: 2212202538

Nicolas Dutra RA: 2212201563

Peter Drucker

A teoria neoclássica enfatiza bastante os aspectos práticos da Administração, sem abrir mão de seus conceitos teóricos.Esta teoria tem como principal defensor Peter Drucker, o falecido consultor austríaco naturalizado estadunidense que se tornou mundialmente conhecido ao avaliar o modelo de gestão do General Motors e publica seu trabalho em “Concepto of the Corporation” (1946). Peter Drucker é considerado por muitos o maior guru da administração do século XX, o que é evidenciado pela quantidade de suas obraslistas entre os principais best-sellers do gênero.

Peter era presidente honorário da Drucker Foundation e professor de ciências sociais da Claremont Graduate University, Califórnia, Estados Unidos. Autor de inúmeros artigos, Drucker escreveu mais de 30 livros. Ao longo de sua carreira, produziu uma mistura única de intelectualidade, popularização, praticidade e profundo conhecimento dastendências fundamentais.
Pode-se afirmar que não há Teoria da Administração, que não parta da obra de Drucker. Entre seus livros mais recentes estão: Desafios Gerenciais para o Século XXI e Administrando em Tempos de Grandes Mudanças e Sociedade Pós-Capitali sta ambos publicados pela editora Pioneira, atualmente Thomson.
Quinze anos depois de publicar Administrando para o Futuro, e doze depois deAdministração em Tempos de Grandes Mudanças, em seu livro, Managing in the Next Society, Peter Drucker explorou as tarefas imprescindíveis da alta gerência nas primeiras décadas do século XXI. Ele partiu de uma descrição detalhada do quadro de negócios mais provável, determinado pela análise das tendências atuais mais marcantes e de suas consequências mais lógicas, a partir de circunstânciashistóricas esclarecedoras por suas semelhanças com as atuais.

De forma generalizada, Drucker afirma que os pilares de uma empresa serão modificados:
1º - O significado da produção é o conhecimento, que é propriedade dos trabalhadores do conhecimento e é facilmente transportável;
2º - Existe cada vez mais trabalhadores externos, temporários ou com dedicação parcial;
3º - A concentração do negóciointeiro dentro da empresa não funciona mais, pois o conhecimento necessário para uma atividade é altamente especializado e sai muito caro contratar todos os funcionários que têm um dos conhecimentos necessários;
4º - Agora o cliente possui a informação;
5º - Sobram poucas tecnologias únicas; as indústrias precisam dominar muitas tecnologias diferentes, com as quais nem sempre estãofamiliarizadas.



Teoria Neoclássica

A Teoria Neoclássica da Administração surgiu na década de 50, criada por autores que não formam uma escola bem definida, mas sim um movimento relativamente heterogêneo. Tem como principais características a ênfase na prática da administração, nos princípios gerais de administração e nos objetivos e resultados, além da reafirmação dos postulados clássicos e doecletismo nos conceitos. Os autores neoclássicos se focam em estabelecer os princípios gerais da Administração com o intuito de orientar o administrador no desenvolvimento de suas funções. Tais princípios devem definir o processo pelo qual o administrador deve planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho dos seus subordinados. Para os neoclássicos, o bom administrador é “aquele que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria dos negocios
  • teorias de peter drucker
  • Peter drucker
  • peter drucker
  • Peter drucker
  • Peter Drucker
  • Peter Drucker
  • Peter drucker

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!