Petar - parque estadual turístico do alto ribeira

Páginas: 5 (1175 palavras) Publicado: 25 de junho de 2012
INTRODUÇÃO


Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) está localizado no sul do Estado de São Paulo, e é preservado há mais de 53 anos, fazendo parte da maior porção de Mata Atlântica do Brasil. O parque possui mais de 300 cavernas, muitas cachoeiras com rios de águas cristalinas, vales, trilhas, sítios arqueológicos, fauna, flora e, tudo isso, em 36 mil hectares, tornando-se umponto muito importante para o eco turismo no Brasil.
O local dá ao visitante a oportunidade de conhecer diversos ambientes, entrar em rios, tomar banho de cachoeira fora e também dentro das cavernas, além de inúmeras trilhas e esportes radicais, para os que são mais aptos a desafios. Até mesmo dentro dessas cavernas podemos encontrar brincadeiras que, sem o costume de atividade física, sãomais difíceis de serem feitas. Pelas árvores e mata, encontramos inúmeras espécies de aves e mamíferos, como as antas, e insetos; e também espécies de bromélias, orquídeas e palmito.


NÚCLEOS

Para facilitar a visitação e proteger esse rico patrimônio, temos quatro núcleos, localizados dentro do parque, como:

• Núcleo Ouro Grosso: localizado no Bairro da Serra, seu principalatrativo é a Caverna do Ouro Grosso, considerada a caverna mais difícil para visitar, e a Caverna do Alambari de Baixo.

• Núcleo Santana: Onde encontramos as principais cavernas, como a Caverna de Santana, do Morro Preto e da Água Suja, e muitas cachoeiras, é o núcleo mais visitado do PETAR. Localiza-se próximo ao Núcleo Ouro Grosso, no Bairro da Serra, onde ficam as pousadas e camping.

• NúcleoCasa de Pedra: Aqui, encontramos a caverna com o maior pórtico do mundo, cerca de 215m de altura. Porém, sua entrada é proibida para visitantes.

• Núcleo Caboclos: É um núcleo mais isolado do restante do parque, sendo o único que possui uma área para camping dentro do mesmo. Nele, somente duas cavernas são abertas a visitação.



CAVERNAS

Há uma grande variedade de cavernas noPETAR, mais de 300. Elas oferecem diferentes níveis de dificuldade, tanto em andar nas pedras como passar em lugares bastante apertados e escorregadios. Algumas cavernas são tranqüilas, para aqueles que nunca visitaram uma, e possuem escadas e luz do sol para ajudar no passeio. Já outras têm um nível de dificuldade maior, tendo que se equilibrar bastante, passar por pequenos rios e usar lanternas. É umsilêncio incrível dentro de cada caverna, uma escuridão total e até mesmo alguns animais. Existem cavernas que possuem cachoeiras, dunas, abismos de cerca de 250m de profundidade, escaladas e mergulhos. Umas secas, outras molhadas, opções não faltam!
Nem toda caverna é aberta a visitação, funciona assim: as abertas possuem áreas de uso intensivo, ou seja, qualquer um pode entrar; usoextensivo, onde só é permitido entrar com uma autorização do parque; e as de uso restrito, totalmente fechadas a visitação. Isso acontece por que, antigamente, a maioria dessas cavernas eram abertas, mas com excessivas visitas, muitas pessoas acabavam escorando em algumas estalagmites ou trombando com estalactites próximas ao chão, tirando fotos demais e etc., e isso foi degradando-as. Por isso, ascavernas que possuem esses espeleotemas bastante importantes proibiram a entrada de pessoas não autorizadas, até porque todo mundo morre de vontade de tirar foto de cada detalhe, de tão lindo! Outras cavernas apenas são fechadas por terem um nível de dificuldade, ao percorrê-la, bem difícil.
Aqui temos as cavernas mais importantes:

Caverna de Santana: É conhecida por ser a caverna maisbonita do PETAR. Possui cerca de 7 km de extensão, mas apenas 800 metros são abertos à visitação. Nela, encontramos algumas curiosidade como o “Buraco do Segredo” (um “túnel” bem apertado que, no final, podemos ver uma imagem parecida com o de uma mulher), a “Pata do Elefante” e a “Cabeça de Cavalo”, que são realmente muito parecidos!

Caverna do Morro Preto: Seu pórtico é lindo: visto da boca, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Petar- parque estadual turístico do alto ribeira
  • Parque Estadual Alto Cariri
  • parque estadual do acarai
  • Parques estaduais mg
  • PARQUE ESTADUAL CARLOS BOTELHO
  • PARQUE ESTADUAL DA CABEÇA DO CACHORRO
  • Parque Estadual do Cant o
  • Pontencial turístico do parque do ibirapuera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!