Pesupostos metodológicos de história

597 palavras 3 páginas
HISTORIA(Presuspostos_metodológicos de História)

O conhecimento histórico é algo que se constrói à medida que adquirimos a capacidade de repertoriar, isto é, assimilar e reunir os conteúdos que dizem respeito a fatos e acontecimentos vividos pela humanidade no decorrer do tempo, e estabelecer relações entre o passado e a realidade presente, com considerações futuras.
A maioria dos historiadores dedica-se a estudar tempos e espaços distantes do mundo contemporâneo e aprender a reconhecer mudanças e permanências do passado (distante ou recente) no presente é uma das características do oficio do historiador. Os historiadores têm vários meios de trabalhar em cima de evidencias ou registros da experiência humana, qualquer fragmento pelo qual possa ter acesso a fatos não vivenciados pelo estudioso. Os que eram positivistas acreditavam que a verdade se concentrava nos textos oficias e escritos.
Para Marc Bloch a historia não deveria ser entendida como ciência do passado, e os historiadores deveriam perceber a importância do presente para compreensão do passado.
O oficio do historiador tem uma dimensão social relevante não só pelo que dissemos aqui, mas também, pela ação dos milhares de professores de história que, no Brasil e no mundo, ajudam a formar gerações de cidadãos, contornando dificuldades no âmbito escolar e na necessidade de formação continuada. O ensino e pesquisa são faces da mesma moeda.
Segundo Eric Robsbawn, todo estudo histórico, implicasse uma seleção, uma seleção minúscula, de algumas coisas da infinidade de atividades humanas do passado e daquilo que afetou essas atividades. Mas não há nenhum critério geral aceito para se fazer tal seleção.
O livro didático de História é um instrumento que, utilizado em aula, pode contribuir com o processo de ensino aprendizagem. No entanto nenhum livro substitui o imprescindível trabalho interativo do professor e alunos em sala de aula. Os objetivos ou finalidades do ensino de uma disciplina escolar são

Relacionados