Pesticidas e biocumulação

1167 palavras 5 páginas
Objetivo
Citar os tipos de pesticidas, indicando as causas e as conseqüências ao meio ambiente e ao ser humano;
Estabelecer a relação entre pesticidas e bioacumulação.

Introdução
Todas as substâncias ou misturas que tem como objetivo impedir, destruir, repelir qualquer praga é chamado de pesticidas.
Um pesticida pode ser uma substancia química ou um agente biológico, que é lançado de encontro com as pragas que estiverem destruindo uma plantação ou disseminando doenças que incomodam pessoas. Ele é utilizado em diferentes formas de seres vivos, como: insetos, pássaros, mamíferos, micróbios etc.
Eles são classificados de acordo com as pragas que eles atacam e também como orgânicos, inorgânicos e botânicos.
Não são necessariamente venenos, porém quase sempre são tóxicos ao ser humano. Tem efeitos nocivos no ambiente, nos agricultores, em aves e nos alimentos. Eles oferecem ameaças durante a manufatura, o transporte e antes e/ou depois de seu uso.
A bioacumulação é um processo que ocorre quando uma substância química se acumula em elevadas concentrações no organismo dos seres vivos, independente do nível trófico. Esse processo pode ocorrer deforma direta, a partir do meio ambiente ou de forma indireta a partir da alimentação.
No caso dos animais, se um deles freqüentemente consumir alimentos com grande concentração de pesticidas, conseqüentemente o organismo irá absorver essas substâncias tóxicas, entrando assim nos seus tecidos, e posteriormente, ao servir de alimento a outros seres vivos, contaminará esse outro organismo, fazendo com que o contaminante suba na cadeia alimentar.
Quando alguns desses animais morrem e sofrem decomposição, o solo onde foram decompostos também será contaminado, assim como os solos onde são plantados alimentos.
Fazendo assim uma ligação entre pesticidas e bioacumulação.

Desenvolvimento
Os seres humanos têm usado pesticidas para impedir danos a sua colheita desde aproximadamente 500 a.C. O primeiro pesticidas conhecido foi o

Relacionados

  • POLUI O MARINHA 1234
    2496 palavras | 10 páginas
  • Climas
    6392 palavras | 26 páginas
  • Ambienta
    15411 palavras | 62 páginas
  • Regulamento Drenagem aguas residuais industriais
    15071 palavras | 61 páginas