pestalozzi

Páginas: 8 (1849 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
 Pestalozzi

A pedagogia moderna constituiu-se essencialmente a partir das vertentes tradicional e progressista. Na vertente tradicional, destacam-se Pestalozzi e Herbart e, na progressista, Dewey.
Esses teóricos formularam importantes princípios, teorias e idéias que exerceram marcante influência no campo da educação, particularmente na didática.
O século XIX inicia-se com um grandemovimento de contraposição à cultura setecentista pela referência opositora ao poder da razão, ao irracionalismo, ao individualismo, aos valores do sentimento, à história, à nação, à tradição, ao conteúdo religioso e poético da vida, ao profundo amor pela natureza.
De grande transcendência na Alemanha e em toda a Europa, esse novo movimento foi qualificado de romântico abrangendo literatura efilosofia, ciência e arte, política e historiografia, música e costumes.

Johann Heinrich Pestalozzi - pedagogo suíço

Nasceu em 1746, estudou direito, artes e teologia. No entanto, todos os seus estudos foram aprofundados ao longo da vida, através da leitura de livros, especialmente a obra de Jean-Jacques Rousseau, e na prática do trabalho com crianças. Faleceu no ano de 1826
Pestalozziainda é um educador moderno, marcado em seu pensamento pelo Iluminismo, contemporâneo que é da Revolução Francesa, de Kant e de Rousseau, sendo, portanto, filho do seu tempo, inclusive quando enfrenta os excessos racionalistas e a concepção individualista de educação, pois o faz com os recursos da própria modernidade.
A pretensão de ver a educação como elo transformador da humanidade a partir domelhoramento individual apenas se amplia ao pensar que esse processo deve ser estendido a todos. Isto coloca-o num tronco filosófico plenamente moderno.
Pestalozzi pertenceu a esse ambiente intelectual e vivenciou momentos significativos da historia do pensamento alemão, particularmente a formação, em 1815, da “Confederação Germânica”, tendo participado de movimentos de reforma política esocial. Pestalozzi chamou a atenção do mundo por sua ação como mestre, diretor e fundador de escolas
Pestalozzi defendeu um método de educação diferenciado, com o qual visava à formação integral do ser humano, através da conhecida “Pedagogia do Amor”.
Sustentava a idéia de uma educação baseada no afeto, na confiança mútua entre educadores e educandos, e no clima familiar para uma boa educação.Mais ainda; compreendia que o ser humano deve retornar à sua natureza de bondade e virtude para que possa desenvolver-se integralmente.
Para ele a educação era a única filantropia efetiva que continha a capacidade de ensinar ao homem a respeitar-se ,para, desta forma, amparar-se sozinho.
A compreensão da tríade “Homem – Deus – Natureza” é fundamental para o melhor entendimento da concepçãode educação desenvolvida por Pestalozzi.
Segundo ele, Deus é o princípio de tudo, a origem do homem e criador de tudo que o rodeia.
A definição do que o homem é passa pelas relações dele com a natureza.
Também ressalta a importância da ação para a aquisição do conhecimento. Segundo Pestalozzi, é agindo que o homem se conhece.
Os livros não acompanham a produção cotidiana do homem, poresta ser ação constante; portanto, são a escola e a educação que devem basear a vida.
Pestalozzi também foi um sociólogo preocupado com universalização da educação, pois acreditava ser o único meio de aperfeiçoamento total e social do indivíduo, num conjunto moral, intelectual e físico.Ele desejava que a educação fosse um direito de todos.
Foi o precursor da escola nova, que defendia auniversalização do ensino público e laico.
Afirma-se Pestalozzi como fundador da Pedagogia Social justamente por seu trabalho nunca ter tido um caráter restrito ao ambiente escolar.
Para ele, falar em educação popular não significava falar em educação pública. Pestalozzi entregou-se à missão de educar as crianças mais deserdadas, preparando-as para a vida, a fim de que o ensino pudesse ser sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quem foi Pestalozzi?
  • Pestalozzi
  • pestalozzi
  • Pestalozzi
  • Pestalozzi
  • pestalozzi
  • Pestalozzi
  • Pestalozzi

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!