Pessoas idosas

Páginas: 31 (7623 palavras) Publicado: 28 de março de 2014
Pessoas Idosas- Reflexões psicoeducacionais
Proposta de estudo organizado pela Prof. Maria José Vale (MaJô)

Introdução: O tema deste estudo é a vida de “Pessoas Idosas - Reflexões Psicoeducacionais”. A finalidade: este estudo servirá para que você entre em contato com esta temática, desenvolvida de uma forma leve, informal e tipo almanaque. A partir desse esboço, você poderá atualizar,ampliar e socializar este estudo em seus trabalhos psicoeducacionais com pessoas idosas em sua comunidade ou em tarefas universitárias e/ou profissionais.

1- Um pouco de História

A- Velhice na História Antiga
“As narrativas mitológicas e a história nos revelam que o prestígio e a valorização da mulher estavam ligados estreitamente ao seu papel de mãe e procriadora.Encontramos inúmeras personagens mitológicas que revelam imagens negativas da mulher idosa e infértil”. A autora nos fala dos mitos das Gréias, Harpias e Bruxas. (Mascaro, Sonia de Amorim. 1997: 17)

As Gréias eram três irmãs monstruosas denominadas: “Rancorosa”, “Terrível” e “Guerreira”. Já nasceram velhas, de cabelos brancos e tinham só um dente e só um olho comuns para as três. Moravam no escuroe representavam a maldade e a feiúra.
As Hárpias tinham o corpo de abutre, unhas afiadas e cabeça de mulheres velhas e feias. Deixavam um cheiro horrível por onde pousavam. Elas atacavam as pessoas.
As Bruxas dos contos antigos eram imaginadas como mulheres velhas, feias, malvadas, magras, corcundas e narigudas.

1.1. Pesquise ilustrações ou desenhe estas três figuras femininas.
1.2.Vamos conhecer a concepção de velhice em outras épocas históricas? (Pesquisar e descrever resumidamente).

B- Diferença na visão da velhice de mulheres e homens:
O homem idoso, tratado de modo mais positivo, aparece nos contos antigos como sábio e bondoso.

Quem eram os idosos mais valorizados?
Nas sociedades antigas, a velhice era prestigiada e poderosa. Aos idosos cabia atransmissão oral das tradições, pois poucos sabiam ler e escrever. Os conselhos de anciãos, pessoas de mais de 60 anos, decidiam as questões mais sérias de interesse social.
Mas em geral, os velhos eram pouco numerosos, porque era difícil sobreviver naquela época às doenças, às guerras, e ao trabalho árduo, quando a pessoa não era rica e nobre.
A situação das mulheres era ainda maisdifícil. Ficavam viúvas cedo, entregues à solidão, pobreza, desamparo e caridade dos filhos ou dos religiosos nos conventos. Na Inglaterra do século XVII foram fundados hospitais e asilos para acolher idosos pobres, doentes e abandonados.
Os idosos mais valorizados se mostravam maduros, fortes, atuantes e detentores de posses.

1.2. A nossa sociedade de hoje guarda algum resíduodesta imagem diferenciada de homem e mulher idosos? Quais são as diferenças que você observa no tratamento do homem e da mulher idosos, no seu grupo comunitário?
1.3 Que conclusão você pode tirar desta informação abaixo?

Velhice desejada: Diferenças culturais existem. Em algumas culturas, a idade avançada é aceita e desejada. São exemplos os habitantes da aldeia de Vilcabamba, nosAndes equatorianos, tribos indígenas americanas e populações tradicionais da Índia.
(COSTA, Elizabeth Maria Sene. Gerontodrama. São Paulo. Ágora, 1998: 36).

2. Dados populacionais. O que é importante saber:- A população idosa está crescendo no mundo e também no Brasil. A população idosa total, de 60 anos ou mais, em 2000 era de 14.536.029. Em 2002: 16.022. 231. Em 2003: 17 milhões. Em 2006: 19 milhões, cerca de 10% da população total, segundo dados do IBGE (2006). Esse crescimento é atribuído aos avanços da medicina e melhorias de renda e benefícios previdenciários para o idoso.

- A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pessoa idosa
  • A pessoa idosa
  • pessoa idosa
  • o convívio familiar da pessoa idosa
  • Sexualidade da pessoa idosa
  • A violência contra a pessoa idosa.
  • Direitos humanos pessoa idosa
  • VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!