Pessoas com deficiência intelectual: políticas de escolarização

Páginas: 19 (4510 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Pessoas com deficiência intelectual: políticas de escolarização
 
Carlos Felipe de Freitas Rossi
Mestre em Psicologia;
email: carlosfeliperossi@gmail.com

Tânia Maria de Freitas Rossi
Doutora em Psicologia;
email: taniamrossi@gmail.com

Resumo:
Segundo a abordagem histórico-cultural, a deficiência intelectual é uma mudança no desenvolvimento onde há determinada complicação, o quefaz o indivíduo apresentar um ritmo diferente. Já existe uma visão centrada na constituição social do ser humano que adentra gradativamente a escola, contudo, a história das políticas de escolarização das pessoas com deficiência intelectual, na prática, está escrita sobre a valorização do defeito. O esforço deve voltar-se, então, à discussão acerca da qualidade da educação oferecida de um modogeral e ao atendimento aos direitos das pessoas com  diferenças, o que reclama análises aprofundadas e contribuições não só para inclui-las, mas para auxiliar compreensão e superação da exclusão social.

Palavras-chave: deficiência intelectual, inclusão, política de escolarização

Resumen:
Las personas con discapacidad intelectual: la política de la educación
De acuerdo con el enfoquehistórico-cultural la discapacidad intelectual es un cambio en el desarrollo, donde hay ciertas complicaciones, lo que hace que el individuo tiene un ritmo diferente. Ya existe una visión centrada en la constitución social del ser humano que poco a poco entra en la escuela, sin embargo, la historia de las políticas de educación para personas con discapacidad intelectual, en la práctica, está escrito enla valoración del defecto. El esfuerzo debe girar luego a la discusión sobre la calidad de la educación en general y los derechos de servicio de las personas con diferencias, lo que exige un análisis detallado y las contribuciones no sólo a los incluyen, pero para ayudar a la comprensión y la superar la exclusión social.

Palabras clave: discapacidad intelectual, la inclusión, la políticaeducativa

Desenvolvimento humano e processo de escolarização
As abordagens psicogenéticas acerca do desenvolvimento humano concordam que o sujeito afeta e é afetado pela dimensão social, ou seja, as manifestações especificamente humanas são constituídas na dinâmica social. Segundo Vygotsky (1991), principal representante da abordagem histórico-cultural em Psicologia, no desenvolvimentohumano ocorre uma mudança do próprio tipo de desenvolvimento – do biológico para o social.
Cada ser humano é único, desenvolve-se em um ambiente singular, moldado por inúmeras gerações. A cultura é parte do ambiente produzido pelo homem que a molda e transmite às gerações que se seguem, principalmente através da linguagem, o que  torna o  processo de construção do sujeito  intimamente ligado aooutro social. 
Fatores biológicos, geneticamente determinados, interagem com fatores ambientais/culturais para produzir resultados desenvolvimentais. O  debate em torno da participação das predisposições biológicas herdadas do indivíduo e da educação sobre o desenvolvimento humano considera que não se pode descrever adequadamente o desenvolvimento considerando a natureza ou a educação,uma  isolada da outra. O organismo e seu ambiente se constituem num único processo de vida (COLE, 2003). Ao se pensar a interação de fatores biológicos e ambientais, sobretudo culturais, no desenvolvimento, não há como derrogar a diversidade humana.
Assim, o desenvolvimento humano pode ser concebido como o estudo científico das maneiras pelas quais as pessoas se modificam quantitativa equalitativamente no decorrer do tempo (PAPALIA, 2000) e em contextos sociais específicos, historicamente determinados, o que determina grande diversidade nos cursos que os processos de desenvolvimento podem seguir, sendo um deles a deficiência intelectual. 
Vygotsky (1995) postula que a pessoa na qual o desenvolvimento se complicou não é simplesmente menos desenvolvida, mas alguém cujo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pessoa com deficiência intelectual
  • POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA
  • Inclusão escolar de pessoa com deficiencia intelectual
  • Politicas sociais pessoa com deficiencia
  • Pessoas com deficiência e politica de saúde no brasil
  • Política nacional de saúde da pessoa com deficiência
  • Sintese politica pessoas portadoras de deficiencia
  • Mercado de trabalho e inclusão da pessoa com deficiência intelectual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!