PESSOACULTURA

1941 palavras 8 páginas
A Pessoa e Cultura

Índice

A Pessoa e Cultura

Pessoa - Conceito: Pessoa, persona, personagem, ator, máscara, heterónimo. A Estrutura da Personalidade - Heranças Biológica e cultural:
Personalidade

Os Contextos Culturais da Vida Social: Cultura, elementos espirituais, elementos materiais, padrões de cultura, diversidade cultural, aculturação. O Homem: Produto e Agente Produtor de Cultura: Homem como produto/produtor da/de cultura, contacto entre culturas, etnocentrismo cultural, racismo, xenofobia.

Socialização - Noção, Mecanismo e Agentes: Socialização, processos de socialização, mecanismo de socialização, agentes de socialização, integração social e mecanismos de controlo social.

Pessoa - Conceito

A Pessoa e Cultura

Pessoa : Na linguagem do dia-a-dia, a palavra “pessoa” refere-se a um ser racional e consciente de si mesmo, com identidade própria. O exemplo exclusivo costuma ser o próprio ser humano embora haja quem estenda o conceito para outras espécies.
Uma pessoa é um ser social dotado de sensibilidade, com inteligência e vontade propriamente humanas. Para a psicologia, trata-se de um indivíduo humano concreto (o conceito abarca os aspectos físicos e psíquicos do sujeito que o definem pelo seu carácter singular e único).

Persona [Personagem, Ator, Máscara]: Persona (do latim persona), na psicologia analítica é o nome que se dá à função psíquica relacional voltada ao mundo externo, na busca de adaptação social.
Persona, no uso coloquial, é um papel social ou personagem vivido por um ator. É uma palavra italiana derivada do Latim para um tipo de máscara feita para ressoar com a voz do ator (per sonare sigifica "soar através de"), permitindo que fosse bem ouvida pelos espectadores, bem como para dar ao ator a aparência que o papel exigia.
Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto de um modo

Relacionados