Pessoa e o EU

Páginas: 4 (845 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
A fragmentação do “eu”
A fragmentação do “eu” de Fernando Pessoa resulta da constante procura de resposta para o enigma do ser.
Pessoa vê-se confrontado com a sua pluralidade, ou seja, comdiferentes “eus”, sem saber quem é nem se realmente existe, observado em “Não sei quantas almas tenho” .
É através da fragmentação em múltiplas personalidades que Pessoa tenta encontrar-se e à unidade quetanto procura, de modo a conseguir estabelecer um equilíbrio entre o sentir e o pensar. A tendência constante para a intelectualização das emoções, ou seja, para escrever o que pensa que sente, levaPessoa à dúvida e à indefinição sobre quem realmente é. A falta de resposta a esta questão e a impossibilidade de se conseguir definir como ser mergulham-no no tédio e na angústia existencial.
Pessoaperseguiu insistentemente a felicidade que nunca atingiu, ou porque não encontrou quem o entendesse, ou porque ele próprio não foi capaz de sair do turbilhão em que se enredou e de se relacionar comos outros, de quem se sente irremediavelmente separado.
Insatisfeito com o presente e incapaz de o viver em plenitude, porque a fragmentação se instalou, Pessoa anseia por vivências, estados deilusão, sonhos que possibilitem “coisas impossíveis”. O desejo de viajar, de ser o que não é, reflecte a sua insatisfação permanente. Mesmo aquilo que está próximo é sentido como longínquo.
Em suma, Éatravés desta fragmentação do “eu” que o poeta procura a totalidade que lhe permita conciliar o pensar e o sentir. Esta fragmentação tem origem na tendência que Pessoa tem para a intelectualização e que oconduz a um permanente processo de autoanálise. Resulta também da constante procura de resposta que o poeta enceta perante a dúvida e indefinição face à sua identidade e à angústia doautodesconhecimento.
292
"NÃO SEI QUANTAS ALMAS TENHO"
Não sei quantas almas tenho.  Cada momento mudei.       →       Sucessão em termos de tempo.Continuamente me estranho. →    Tentava sempre mudar quem era,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pessoas
  • pessoas
  • Pessoa
  • pessoas
  • Pessoas
  • pessoas
  • Pessoas
  • PESSOAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!