Pessoa com deficiencia

Páginas: 33 (8196 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
FACULDADE ADELMAR ROSADO - FAR
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ANA CLÁUDIA CARVALHO OLIVEIRA

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO À FAMÍLIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: Um estudo realizado no Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) em Teresina-Piauí

Teresina - Piauí
2013
ANA CLÁUDIA CARVALHO OLIVEIRA

O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO À FAMÍLIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: Um estudo realizadono Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) em Teresina-Piauí

Projeto de Pesquisa apresentado a Faculdade Adelmar Rosado - FAR, como requisito de avaliação da disciplina Pesquisa Social III, Bloco VI, ministrada pela Professora Especialista Karina Sampaio.

Teresina - Piauí
2013

SUMÁRIO

1. JUSTIFICATIVA5
2. PROBLEMA6
3. OBJETIVOS ......7
3.1 OBJETIVO GERAL7
3.1 OBJETIVOESPECÍFICO7
4. REFERENCIAL TEORICO...........................................................................................8
4.1 RESGASTE HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL.....................................................8
4.2 CONCEITUANDO A DEFICIÊNCIA E A IMPORTANCIA DA FAMÍLIA12
4.3 PROCESSO DE TRATAMENTO: INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DO SERVIÇO SOCIAL 18
5. METODOLOGIA 21
6. CRONOGRAMA 23
7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24
8. APÊNDICE 26


RESUMO

O conceito de deficiência tem evoluído ao longo dos anos de acordo com o contexto histórico e a significação que o mesmo recebeu em cada período. É considerada deficiência todo e qualquer comprometimento que afeta a integridade da pessoa e traz prejuízos para locomoção, coordenação de movimentos, fala, compreensão de informações, orientaçãoespacial ou percepção e contato com as outras pessoas. É a partir deste conceito que este projeto visa proporcionar uma aproximação acerca da realidade vivenciada pelas pessoas com deficiência e o trabalho realizado junto à família. Cuja intervenção do Assistente Social deve estar em conjunto com as necessidades dos usuários. Buscando ainda refletir sobre a instrumentalidade no exercícioprofissional do assistente social como uma propriedade ou um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais, no confronto entre as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional. Tendo como compromisso e principal objetivo analisar os desdobramentos envolvendo a família de uma pessoa com deficiência e conhecer o papel do Assistente Social no Centro Integrado deReabilitação – CEIR.

Palavras-Chaves: Deficiência. Papel do Assistente Social. CEIR.

1. JUSTIFICATIVA

O seguinte projeto é constituído de caráter acadêmico, em nível de conhecimento cientifico, possibilita a compreensão do papel do Assistente Social junto à família da pessoa com deficiência, atualizações dos conceitos e formação de opiniões, aprendizagem, voltada para o saber atual, como propósito de compreender o papel do Assistente Social junto à família da pessoa com deficiência.
A pesquisa resultará no esclarecimento sobre como é, o papel do Assistente Social como componente do processo de trabalho em saúde na tentativa de evidenciar as situações que interferem na efetiva cooperação no trabalho cotidiano locado na Instituição, as contribuições ofertadas para o tratamentodos pacientes.
O Centro Integrado de Reabilitação - CEIR foi escolhido para a realização da pesquisa, pois decorreu do fato da Instituição ser referência no Piauí e por se mostrar como um Centro que trabalha em perspectiva interdisciplinar. O centro faz parte do Complexo Estadual de Reabilitação em Saúde e Educação Daniely Dias que ao lado do Centro Integrado de Educação Especial- CIES oferecematendimentos às pessoas com deficiência físico/motora ou mental.
A proposta do tema é retratar, sobre a compreensão de que o processo de reabilitação em sua complexidade envolve outros fatores além da questão física no processo de reabilitação o usuário enfrenta questões de ordem emocional, social, familiar e econômica que interferem de maneira significativa no curso do tratamento.
Esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pessoas Com Deficiência
  • As pessoas com deficiencia
  • Pessoas com deficiência
  • Pessoas com deficiencias
  • Pessoas com deficiência
  • pessoas com deficiência
  • Pessoas com Deficiência
  • Pessoas com deficiência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!