Pessach aos meus filhos - Moacyr Scliar

3710 palavras 15 páginas
SEDER DE PESSACH COMUNITARIO

Mensagens

O Seder de Pessach tem sido um dos fundamentos para o sucesso da transmissão de nossa herança judaica, de uma geração para a outra, através dos séculos. A fim de assegurar que os nossos filhos e netos tenham condições de aprimorar-se e vivenciar um futuro comprometido com a continuidade, temos que dialogar inspirados pela compreensão profunda de suas personalidades e experiências.

Desta forma, a saga do Êxodo é anualmente reprisada a partir de múltiplas perspectivas, garantindo a perpetuação de nosso povo, nossa tradição e nossa cultura.

O Centro Israelita Portoalegrense sente-se partícipe deste esforço e por meio desta Hagadá tem a honra de participar com a sua família deste momento único de união e celebração .

Pessach Kasher vesameach

Cidio Halperin
Presidente

O Seder de Pessach é uma dessas noites maravilhosas onde temos a possibilidade de compartilhar o nosso judaísmo milenar.

Para começar é uma noite onde todos estão sentados ao redor da mesa. Apesar de nossas distintas diferenças, nesta noite, somos como aqueles quatro filhos, acerca dos quais, leremos na Hagadá. Todos nós fazemos parte deste ritual.

Nesta noite, tão diferente de todas as outras noites, seguimos um roteiro para poder falar com os nossos filhos: a Hagadá, onde são feitas perguntas e nós temos a obrigação de respondê-las. E é por isso, também, que a festa de Pessach é celebrada em família, para que o filho possa ouvir dos lábios de seu pai este simples e eloqüente relato.

Cada um de nós deve estar atento e cuidar para que eles, os mais jovens, recebam a mensagem de liberdade, e fundamentalmente, a mensagem do nosso próprio passado.

Pessach Kasher vesameach

Pablo Iugt
Rabino

Seder: significa ordem
A seguir, seguem os passos e ordem para o Seder.

Recita-se o Kidush
Lavam-se as mãos
Come-se uma verdura mergulhada em água salgada
Quebra-se a matzá ao meio e se separa a

Relacionados