PESQUISAS URBANAS â DESAFIOS DO TRABALHO ANTROPOLÃ GICO 1

5128 palavras 21 páginas
EUGENIO, Fernanda. De como olhar onde não se vê – ser antropóloga e ser tia em uma escola especializada para crianças cegas. In: VELHO, G. e
KUSCHNIR, K. (orgs.). Pesquisas urbanas – desafios do trabalho antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003, p. 208-221.
Página 208
De como olhar onde não se vê: ser antropóloga e ser tia em uma escola especializada para crianças cegas.
Fernanda Eugênio
Durante o primeiro semestre de 2001, realizei pesquisa de campo na escola de alfabetização do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, com crianças cegas entre seis e 14 anos. Trata-se aqui, precisamente, da questão de como lidei com as particularidades e vicissitudes desse contexto – de como tive de me fazer “tia” para ser aceita e de como nunca consegui assim fazê-la inteiramente.
Minha entrada na escola como tia aconteceu, em grande parte, graças a um desses “imponderáveis” que costumam caracterizar os trabalhos de campo. A princípio, havia sido aceita nas classes de alfabetização (CA) como voluntária e iria trabalhar ajudando na recreação infantil. Já estava tratando de “desenferrujar” minha memória e de convocar todo o elenco de histórias e de brincadeiras infantis que nela estivessem disponíveis, quando uma das professoras entrou de licença e praticamente passei a substituí-la. Isso só foi possível – apesar de eu ainda não saber braile – porque aquela era a única turma em que a maioria das crianças ainda estava sendo preparada para lidar com regletes e punções. (Nota: 1) Era a turma Programa Alternativo (PA), como soube mais tarde, formada por crianças que (decidiu-se) eram portadoras de múltipla deficiência e, portanto, deveriam passar por um processo de aprendizagem mais lento.
Quando a professora voltou da licença, um mês mais tarde, eu já havia sido assimilada como “tia” pela coordenadora do CA, e ela achou natural me encaminhar para uma outra turma, para ser uma espécie de ajudante.
Foi assim que acabei passando um período de pouco mais de dez dias

Relacionados

  • resumo
    73852 palavras | 296 páginas
  • Resumos
    68469 palavras | 274 páginas
  • direito
    118120 palavras | 473 páginas