Pesquisas sobre características, autores e obras das seguintes escolas literárias:

Páginas: 12 (2865 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
Pesquisas sobre características, autores e obras das seguintes escolas literárias:
Trovadorismo
Humanismo
Classicismo
Quinhentismo no Brasil
Barroco
Arcadismo
Romantismo ( 1ª 2ª e 3ª gerações)
Realismo
Naturalismo
Parnasianismo
Simbolismo
Pré-modernismo
Modernismo (1ª 2ª e 3ª gerações)








Trovadorismo (literatura portuguesa)
Contexto histórico
1ª Época MedievalTrovadorismo: corresponde à primeira fase da história de Portugal e está intimamente ligado à formação do país como reino independente.
O conjunto de suas manifestações literárias reúne os poemas feitos por trovadores para serem cantados em feiras, festas e castelos nos últimos séculos da Idade Média.
Poesia trovadoresca: pode ser dividida em dois gêneros: lírico e satírico. O gênero lírico sesubdivide em duas categorias (cantigas de amigo e cantigas de amor) e o satírico é caracterizado pelas cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
Exemplos:
Cantigas de amor: o trovador assume um eu-lírico masculino e se dirige à mulher amada como uma figura idealizada e distante. Ele se coloca na posição de fiel vassalo, a serviço de sua senhora - a dama da corte -, fazendo desse amor um objeto desonho, distante e impossível.

Cantigas de amigo: têm origem popular, eu-lírico feminino e marcas evidentes da literatura oral (reiterações, paralelismo, refrão e estribilho). Esses recursos, típicos dos textos orais, facilitam a memorização e execução das cantigas.

Humanismo (Portugal)

2ª Época Medieval

Humanismo é o nome da produção literária do período situado entre o final daIdade Média e o início da Idade Moderna. Ou seja, entre o século 15 e o início do 16.

Além da produção historiográfica de Fernão Lopes (aproximadamente 1380-1460), esse período compreende a Poesia Palaciana e a produção teatral de Gil Vicente (aproximadamente 1465-1536).

Crônica histórica
Fernão Lopes, considerado o introdutor da historiografia em Portugal, é o principal representante dogênero. Sua obra contém ironia e crítica à sociedade portuguesa.

Mesmo centralizando sua crônica nas ações da família real, Fernão Lopes também investigou as relações entre outras classes sociais e captou o sentimento coletivo da nação. Seu maior mérito foi conciliar pesquisa histórica e qualidade literária.

Poesia palaciana
Essa poesia trata de assuntos da vida palaciana e reproduz a visão demundo dos nobres e fidalgos que a produziam. O amor é tratado de forma mais sensual e a mulher já não é tão idealizada quanto no trovadorismo.

Teatro popular
Pai do teatro português, Gil Vicente também foi músico, ator e encenador. Sua obra trata de muitos temas, sempre com uma abordagem caracterizada pela transição entre a Idade Média e o Renascimento. Ou seja: do pensamento teocêntrico(marcado por elementos de religião, como céu e inferno) ao humanista (marcado pelo antropocentrismo e racionalismo).
Classicismo (Portugal)

Classicismo: é a face literária do Renascimento, movimento de renovação científica, artística e cultural que marca o fim da Idade Média e o nascimento da Idade Moderna na Europa. O Renascimento é fruto do crescimento gradativo da burguesia comercial e dasatividades econômicas entre as cidades europeias.

Portugal
O Classicismo português começa em 1527, quando o poeta Francisco Sá de Miranda retorna da Itália a Portugal com ideias de renovação literária (caso do soneto, nova forma de composição poética).

Camões
Mais importante autor do período em Portugal, Luís de Camões apresenta uma biografia incerta e cheia de aventura. Uma das poucascertezas sobre sua vida é que foi soldado e perdeu o olho direito combatendo na África. Sua produção poética foi rica e variada, abrangendo poesia lírica e épica.

Poesia épica
Em 1572, Camões publica Os Lusíadas, poema que celebrava feitos marítimos e guerreiros recentes de Portugal. O livro também narra a história do país (de sua fundação mítica até o período histórico).

O herói do poema é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Autores e obras literárias do Classicismo
  • Realismo ,Características e autores e obras.
  • Caracteristicas literárias e escola literária luis fernando veríssimo
  • Romantismo no Brasil e na Europa , Características e principais obras e autores
  • A escola americana: seus principais autores, característica e aplicações
  • pesquisa de um autor artisticovida e obra e formação estetica do professor
  • Reflexões sobre obras de autores norte americanos
  • Sobre o livro “pesquisa na escola: o que é, como se faz.”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!