Pesquisas de negócios e crescimento de uma empresa

Páginas: 5 (1042 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2014
1. Dê o significado de Empresa
É uma atividade econômica exercida profissionalmente pelo empresário por meio da articulação dos fatores produtivos para a produção ou circulação de bens ou de serviços. O conceito jurídico de empresa não pode ser entendido como um sujeito de direito, uma pessoa jurídica, tampouco o local onde se desenvolve a atividade econômica.
Segundo explica o civilistaCarlos Roberto Gonçalves:
Empresa e estabelecimento são conceitos diversos, embora essencialmente vinculados, distinguindo-se ambos do empresário e da sociedade empresária, que são os titulares da empresa.


2. Dê o significado de negócio. Cite e explique os tipos de Negócios.
O termo negócio provém do latim “negotĭum”, que é um vocábulo formado por nec e otium (“aquilo que não é lazer”).Trata-se da ocupação, da atividade ou do trabalho  que se realiza com fins lucrativos. Por exemplo: “O meu pai dedica-se ao negócio da construção civil”, “O Romeu passa a vida a correr, é um homem de negócios”.
Aquilo que é matéria de una ocupação lucrativa, a ação e o efeito de negociar, as transações comerciais e os lucros que se obtêm daquilo que se comercializa são outras acepções que este conceitoadmite: “Preciso de falar de negócios contigo”, “O meu esposo vai viajar para os Estados Unidos para tratar de fechar vários negócios importantes que tem por lá”.
Negócio também é o local em que se negocia ou se comercializa: “Ontem, abriram um negócio de vestuário perto de minha casa”, “Na próxima semana, vou começar a trabalhar num negócio de telemóveis”, “No meu bairro, não há grandesnegócios, é bastante sossegado, até porque é uma zona essencialmente residencial”.
O mundo dos negócios implica, em sentido lato, várias noções relacionadas. Quando a atividade dos negócios se desenvolve de modo formal e com certo volume, tende-se a criar empresas. Uma empresa é uma unidade económico-social, composta por elementos humanos, técnicos e materiais, cujo objetivo consiste em obter utilidadesatravés da participação no mercado de bens e de serviços.
O comércio, por outro lado, é a negociação que se estabelece ao comprar ou vender mercadorias. Enquanto lugar físico, comércio é sinônimo de negócio ou de estabelecimento comercial (loja).
Por fim, em sentido figurado, o termo “negócio” é bastante usado para fazer referência a simples assuntos ou coisas, sendo que, por norma, o receptorestá em sintonia com o emissor, pois sabe do que este está a falar: “Não estou gostando nada desse negócio…”

3.Defina Ramo de Negócios

Essa é uma das fases mais importantes do novo empreendimento, já que nela você escolhe o tipo de negócio que será estruturado. Montar um novo negócio não é nada fácil e requer muito planejamento, disciplina e seriedade por parte do futuro empresário. Mastambém é algo que, quando bem feito, tem todas as chances de sucesso e retorno financeiro satisfatório.

4. Conceitue e diferencie Fatia de Mercado e Nicho de Mercado
Nicho de mercado: São segmentos ou públicos cujas necessidades particulares são pouco exploradas ou inexistentes.
Fatia de Mercado: É a fatia ou quota de mercado que uma empresa tem no seu segmento ou no segmento de um determinadoproduto (nicho de mercado). 
Um exemplo é quando uma marca de biscoitos vende 3 mil caixas ao mês num mercado cujo total, onde consideramos todas as marcas concorrentes é de 10 mil caixas, conseqüentemente esta empresa possui uma fatia de mercado de 30%.
5. Diferencie Produtos e Serviços.
1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial. 
2° Serviço é qualquer atividade fornecidano mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista. 
6.Cite 3 empresas que trabalham com Produtos, 3 empresas que trabalham com Serviços e 3 que trabalham com Produtos e Serviços.
Holcim, Bretas, Lojas Vitor; Senac, MGS tecnologia, Movex;

7. Descreva Políticas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa sobre Negócios e Índices de Crescimento de uma Empresa.
  • Negócios e Índices de Crescimento de uma Empresa .
  • negocios e indice de crescimento de uma empresa
  • Negócios e Índices de Crescimento das Empresas
  • Crescimento das empresas
  • Empresas em crescimento.
  • Crescimento de uma empresa
  • Crescimento da empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!