Pesquisa

Páginas: 5 (1192 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2013

Ossos do corpo humano


Ossos do crânio:



A cabeça humana é, no seu topo, enformada pelo crânio (composto por vários ossosencaixados), que protege o encéfalo. O encéfalo está ainda protegido de lesões exteriores pelasmeninges e pelo líquido cefalorraquidiano (também chamado cefalorraquídeo ou cefalorraquídio). Os órgãos sensoriais já referidos,inseridos em cavidades formadas pela própria estrutura óssea cefálica ligam-se, a partir de nervos, ao cérebro (uma das partes do encéfalo) que traduz os dados por eles recebidos nas nossas sensações e percepções, registando-as na memória.
A parte anterior da cabeça é a face. A parte posterior apelida-se de nuca. É possivel rodar ou inclinar a cabeça graças a duas vértebras no cimo da coluna vertebral. Acabeça mantém-se direita graças à acção dos músculos e ossos que compõem o pescoço.

Ossos da cabeça:
A cabeça óssea é constituída pelos ossos do crânio e pelos ossos da face.
O crânio é uma caixa óssea constituída por uma parte superior, a abóbada craniana, e uma parte inferior, a base do crânio. A face é constituída por uma maciço ósseo, situado adiante da base do crânio e limitando comeste várias cavidades onde se encontra a maior parte dos órgãos dos sentidos.
Ossos do crânio:
O crânio é constituído por 8 ossos, sendo que dois são pares e quatro são ímpares.
Parietal (2)
Temporal (2)
Frontal
Occipital
Esfenóide
Etmóide
carosta
Ossos da face:
A face é constituída por 14 ossos, sendo que seis são pares e dois são ímpares.
Maxila (2)
Zigomático (2)
Lacrimal (2)Nasal (2)
Corneto inferior (2)
Palatino (2)
Vómer (o vómer é o osso que separa as duas narinas)
Mandíbula

Cintura escapular



Cintura escapular ou simplesmente Escápula, na Anatomia, é a porção mais elevada do membro superior, composta pela Escápula (também chamada de omoplata) e pela clavícula, conectados entre si por meio de ligamentos.
Características Anatómicas
Escápula
A escápula,osso par, chato, fino e formato triangular, forma a parte dorsal daCintura escapular, é um dos dois ossos que compõem o ombro, e que estabelecem uma ligação entre os membros superiores com o tronco.
Situado na região costal do ombro, na altura entre as segunda e sétima costelas, articula-se com dois outros ossos: o úmero e a clavícula(apenas nos humanos e nas aves, pois os outros animais nao possuemclavícula) - articulando-se ao tronco através desta última. Apesar disto, tem grande importância para movimentação dos braços, em razão da musculatura que a ela se prende.
Sua importância funcional reporta-se a movimentos como, por exemplo, erguer o os braços lateralmente ou para a frente - quando então são movimentados os úmeros, as escápulas e até mesmo as clavículas.
No que se refere àvascularização, os músculos escapulares são, em geral, irrigados pela artéria subescapular, derivada da artéria subclávia.
Os movimentos da escápula requerem deslizamento da mesma sobre o tórax. Normalmente existe flexibilidade considerável de tecido mole, o que permite que a escápula participe de todos os movimentos do membro superior.
Os movimentos da escápula são de elevação, depressão, protracção(abdução) e retracção (adução);

Coluna Vertebral: Esqueleto Humano:
.
A coluna vertebral de uma pessoa é formada pela superposição das vértebras e mede cerca de 75 cm de comprimento.
.
Ela está dividida em quatro regiões distintas: região cervical formada de sete vértebras, região dorsal formada de doze vértebras, região lombar formada de cinco vértebras e a região sacrococcigeana formadade nove vértebras. 
.
Destas nove vértebras, as cinco superiores se soldam formando o sacro, o mesmo acontecendo com as quatro inferiores, que formam o cóccix.
.
A primeira vértebra chama-se atlas, a segunda áxis e a sétima proeminente. As outras não possuem nome especial.
.
A coluna vertebral não é retilínea, apresentando normalmente ligeiras curvaturas que possuem nomes especificos:
....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa
  • pesquisa
  • pesquisa
  • o que pesquisa
  • PESQUISA
  • Pesquisa
  • Pesquisas
  • Pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!