Pesquisa e prática profissional

Páginas: 17 (4084 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ALINE MEYER MENDES SIMAS (328584)
ANA CLÁUDIA CELESTINO DE MATTOS LIMA (625179)

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL - PRODUÇÃO DE TEXTO

PARATI
2011

INTRODUÇÃO

A proposta do Relatório de Pesquisa e Prática Profissional - Produção de Texto, nos permite compreender por meio da observação as especificidade dos primeiros anos doEnsino Fundamental.
O relatório foi realizado através da observação em sala de aula e de todos os outros espaços que envolvam o Ensino Fundamental 1.

A pesquisa realizada na Escola Estadual Almirante Álvaro Alberto, nos proporcionou a análise crítica sobre as diferentes práticas possíveis no processo inicial de aprendizagem da aquisição da leitura e da escrita nos primeiros anosdo Ensino Fundamental.

Aqui abordaremos sobre a caracterização da escola, a definição de linguagem e como suas variações são concebidas do ponto de vista da linguística, os pontos em comum e as diferenças entre a linguagem escrita e oral, a definição sobre norma padrão e o conceito de erro, os fatores que devem ser considerados na avaliação da textualidade, a visão do professor no ensinoda leitura e escrita no Ensino Fundamental 1 e por fim o resultado da entrevista realizada com professoras do Ensino Fundamental 1.

Ao realizar uma pesquisa, temos a oportunidade de apreender e aprender processos de produção do conhecimento, de questionamento de nossa própria prática, para a adoção de uma atitude investigativa, autônoma, criativa e comprometida.

A LINGUAGEM EM SUAVARIAÇÃO E HABILIDADE

A Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de idéias ou sentimentos através de signos convencionados, sonoros, gráficos, gestuais, etc., podendo ser percebida pelos diversos órgãos dos sentidos, o que leva a distinguirem-se em várias espécies ou tipos: linguagem visual, corporal, gestual, etc., ou, ainda, outras mais complexas,constituídas, ao mesmo tempo, de elementos diversos. Os elementos constitutivos da linguagem são, pois, gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras, usados para representar conceitos de comunicação, idéias, significados e pensamentos. Embora os animais também se comuniquem, a linguagem verbal pertence apenas ao Homem.

A vida social do ser humano se constitui a partir da sua capacidade deinteragir com seus semelhantes por meio da linguagem. Assim, cada indivíduo, ao utilizá-la, não apenas expressa aquilo que pensa e sente, mas também age sobre seu interlocutor, procurando fazê-lo assumir determinadas atitudes ou comportamentos. Em cada situação de interação que se estabelece, há um jogo constante de efeitos de sentido entre os participantes envolvidos: quem toma a palavra numdeterminado instante procura criar efeitos de sentido para atuar sobre quem o está ouvindo; ao mesmo tempo, quem está ouvindo se posiciona em relação aos efeitos de sentido que capta e reage a eles de maneira que puder ou souber, respondendo da forma que achar mais conveniente.

A linguagem se manifesta, pois, como um diálogo contínuo e abrangente, os interlocutores envolvidos não apenas comunicaminformações uns aos outros, mas assumem papéis sociais um diante do outro e procuram elaborar seus textos de acordo com esses papéis. Há na interlocução uma efetiva ação por meio da linguagem: alguém utiliza estrategicamente palavras para alcançar determinados fins – para persuadir, informar, desabafar, expor, fazer agir, e muitas outras coisas.

A linguagem é um fenômeno humano e, porconseguinte, está intrinsecamente relacionada com práticas sociais. O que acontece com frequencia é que, quando se pensa em linguagem, pensa-se principalmente em palavras e seus efeitos comunicativos, e não compreendemos bem que, às vezes, uma simples palavra pode significar muita coisa, a roupa que escolhemos usar e o modo como sociais são diferentes e, logo, suas linguagens são diferentes....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa e Prática Profissional- A Escola
  • Pesquisa e pratica profissional
  • Pesquisa pratica profissional
  • Pesquisa e prática profissional
  • Relatório de pesquisa e prática profissional –
  • pesquisa e pratica profissional " a escola'
  • pesquisa e pratica profissional a escola
  • Relatório de pesquisa e prática profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!