Pesquisa Wireless e Mobile vs2

2289 palavras 10 páginas
Pesquisa sobre Wireless and Mobile

André Luiz da Rocha Bastos
TI aplicado aos negócios

IBGE utiliza PDA em Censo Nacional
Fonte: http://www.mobilelife.com.br/categoria/conexao-wireless/

O primeiro setor público com escala relevante de utilização foi o CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Os “marronzinhos”, como são conhecidos os agentes de trânsito na região de São Paulo, porém questionaram a praticidade de utilização do aparelho e método utilizado para a realização da tarefa.
Por outro lado, o IBGE (Instituro Brasileiro de Geografia e Estatística) prova que quando bem aplicado e desenvolvido sobre medida os PDAs podem ser uma ferramenta muito valiosa.
A solução foi desenvolvida para o Censo 2007 e foi extendida para o Censo Agropecuário, onde os dados serão inseridos no dispositivo que também contará com GPS para a realização do mapeamento rural.
O próximo setor que já está nos planos do IBGE é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). A Solução já está desenvolvida e aguarda a aquisição dos PDAs para entrar em vigor.
Serão 300 agentes que irão fiscalizar e coletar preços de 512 itens em nove regiões metropolitanas. A solução também será utilizada em dois outros municípios e também no Distrito Federal.
Os dados serão enviados pela internet e facilitará o serviço de captura de aproximadamente 93 mil preços que são digitados á mão para depois serem enviados ao Rio de Janeiro, a sede do instituto, onde formarão o IPCA e INPC: os indices de inflação.
Outro setor, o PMA (Pesquisa Mensal de Emprego) já utiliza handhelds em mais de 40 mil residências, nas seis principais regiões metropolitandas do Brasil.
Compreendendo cerca de 500 laptops, são coletadas informações de 130 mil pessoas durante aproximadamente 13 mil horas de entrevistas, resultando em 970 indicadores mensais sobre o mercado de trabalho.
Obviamente que a justifica é clara: as pesquisas do instituto estão orçadas em aproximadamente R$ 500 milhões. Estar atualizado com os indíces

Relacionados