Pesquisa sobre o uso da ludicidade para a potencialização dos resultados no processo ensino aprendizagem no Ensino Fundamental II

Páginas: 5 (1248 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2014
Pesquisa sobre o uso da ludicidade para a potencialização dos resultados no processo ensino aprendizagem no Ensino Fundamental II

Ittalo Ornilo de Lima

Resumo

Esse artigo é resultado de uma pesquisa que procurou investigar como o lúdico parece no contexto diário da vida dos estudantes e a importância, segundo os diversos pesquisadores consultados nessa pesquisa bibliográfica. Não é dehoje que se observa uma robotização no ensino das disciplinas do Ensino Fundamental II. Professores acostumados ao método tradicional geralmente não buscam inovações para suas aulas, tornando-as assim, mecânicas e rotineiras. Os resultados apontam para os aspectos vantajosos ao se utilizar uma metodologia lúdica. As conclusões indicam a necessidade de novas pesquisas sobre a forma de aproveitar asinterações entre as crianças e seus respectivos familiares, bem como a possibilidade de estruturação de programas na rede municipal que beneficiem essas interações através do lúdico.

Palavras-chave: brincar, família, interações.

Introdução

O ser humano, em todas as fases de sua vida, está sempre descobrindo e aprendendo coisas novas pelo contato com seus semelhantes e pelo domínio sobre omeio em que vive. Ele nasceu para aprender, para descobrir e apropriar-se dos conhecimentos, desde os mais simples até os mais complexos, e é isso que lhe garante a sobrevivência e a integração na sociedade como ser participativo, crítico e criativo.
Diversão é assunto sério, o lúdico interfere positivamente no processo de aprendizagem, estimulando a evolução cognitiva, social e afetiva, alémde representar uma via de auto expressão. Para Jean Piaget, renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil, a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança e adolescentes, sendo por isso, indispensável à prática educativa (DALLABONA, 2004).
Não é de hoje que se observa uma robotização no ensino dasdisciplinas do Ensino Fundamental II. Professores acostumados ao método tradicional geralmente não buscam inovações para suas aulas, tornando-as assim, mecânicas e rotineiras.
Por esse motivo, se fez importantíssima a introdução de técnicas de ensino pertencentes ao método construtivista nas escolas e salas de aula tradicionais. Pois ao realizar questionamentos, o estudante desafia sua própriainteligência. Ao interagir, desafia sua timidez, ao opinar, é mediador de seu próprio discurso.
A aula tem o lúdico como um dos métodos para a aprendizagem, é uma aula que está voltada aos interesses do aluno sem perder seu objetivo, jogos e brincadeiras, segundo Oliveira (1985, p. 74), é “(...) um recurso metodológico capaz de propiciar uma aprendizagem espontânea e natural. Estimula a crítica, acriatividade a socialização, sendo portanto reconhecidos como uma das atividades mais significativa – senão a mais significativa pelo seu conteúdo pedagógico social”.
Sabemos que em cada um desses enfoques há várias formas de classificar e analisar as atividades lúdicas, porém procuraremos não restringir esta análise levando em consideração apenas uma destas abordagens, para que este estudo tenha,especificamente, uma maior amplitude, considerando que, nesta proposta de trabalho, a formação do educador, no que diz respeito ao estudo do brincar infantil foi observada como extremamente importante segundo os autores.

Metodologia

Esse trabalho foi realizado utilizando-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, que caracteriza-se pela leitura, discussão e aprofundamento da bibliografia básicado objeto de estudo e objetiva, também, subsidiar teoricamente os educadores/ educandos sobre as questões que serão vivenciadas no processo de trabalho. Para isso, a pesquisa teve seu foco voltado para a seleção e organização dos conceitos apresentados pelos autores revisados, no âmbito da pesquisa a respeito da ludicidade no ensino das crianças, e como adicionar tal característica às aulas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O uso da informática no Processo de Ensino Aprendizagem no Ensino Fundamental II
  • ludicidade no processo de ensino e aprendizagem
  • DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO FUNDAMENTAL II
  • PROJETO DE PESQUISA
  • Atividade de ensino sobre o processo de pesquisa
  • A importancia da Ludicidade no processo de Ensino-Aprendizagem na Formaçao de crianças da 3...
  • DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
  • A importância da ludicidade no processo de ensino – aprendizagem no primeiro ano do ensino de nove

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!