Pesquisa sobre softwares estatísticos

Páginas: 7 (1558 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
INTRODUÇÃO

Mais que uma tendência, a Informática na Estatística constitui uma realidade. Dessa união resultou o surgimento de importantes ferramentas de trabalho, os softwares estatísticos, necessárias para a solução de diversos problemas de aplicações científicas e tecnológicas.
Tal condição somente pode ser viabilizada pela capacidade que a tecnologia tem de atuar como um facilitador noentendimento e na compreensão dos conceitos envolvidos no problema e suas aplicações, bem como na modelagem deste e na disponibilização das soluções por ela fornecidas, cabendo aos usuários constatarem se os resultados propostos estão em conformidade com a teoria.
A proposta deste trabalho, de uma forma geral, é mencionar alguns softwares estatísticos disponíveis, tendo em vista a grandenotoriedade e relevância que estes vêm adquirindo junto a outros ramos do conhecimento, a saber: Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Biológicas, Medicina etc.
De uma forma restrita, a comparação entre os softwares estatísticos também será abordada nesta pesquisa. Primeiro será feita a apresentação do programa e, em seguida, a utilização, com a descrição da análise de dados.

CAPÍTULO 1 –SOFTWARES DE ESTATÍSTICA

1.1 – A FUSÃO DA ESTATÍSTICA COM INFORMÁTICA
Apesar de ser uma ciência independente e dada a sua característica interdisciplinar, a Estatística está presente em outras áreas do saber. De maneira análoga, a Informática também tem o mesmo comportamento.
Diante desta condição, o conjugado Estatística/Informática representado por programas de computador, denominadossoftwares estatísticos capazes de resolver questões, da simples à mais complexa, através da evolução do desenvolvimento de novas técnicas e ferramentas de trabalho que propusessem a otimização dos procedimentos necessários na busca de resultados e soluções para os problemas e suas aplicações, constituiria a alternativa ideal no tratamento de um grande conjunto de dados, bem como da análiseestatística destes.
Aos estudantes e profissionais que utilizam esses softwares, fica a interação com os programas, por meio da aprendizagem, e a confrontação dos resultados obtidos com o que é proposto pela teoria na Literatura especializada.

1.2 – SOFTWARES ESCOLHIDOS
Os softwares escolhidos para integrarem este estudo são: Minitab, BioEstat, Excel, StatDisk e Scilab. Não foi utilizado, nestapesquisa, critério de seleção que justificasse tal escolha pelos softwares anteriormente mencionados. A intenção é somente divulgar e promover o conhecimento da existência desses programas através de uma sucinta descrição. Não se pretende, por meio deste trabalho, analisar ou criticar esses softwares, dada a complexidade e o elevado nível de especialização que a matéria, em questão, exige.

1.2.1 –MINITAB

1.2.1.1 - APRESENTAÇÃO

O MINITAB é um software que possui um ambiente completo para a análise de dados, tais como: estatísticas descritivas, simulações e distribuições, inferência estatística elementar, análise da variância, regressão, métodos não paramétricos, análise de séries temporais etc. Sua interface intuitiva permite que o usuário trabalhe, simultaneamente, com planilhaseletrônicas de dados, tabelas estatísticas, gráficos e textos, em forma de “janelas”. Ao término dos trabalhos, quando salvos em conjunto, em um único arquivo com extensão mpj é denominado projeto.
O ambiente do MINITAB pode ser dividido em:

1. Barra de Menus;
2. Barra de Ferramentas;
3. Janela Session;
4. Janela Worksheet;
5. Janela Project.

A figura abaixo mostra a visãogeral do MINITAB:

Figura 1 – Interface do MINITAB.

A barra de menus contem todos os comandos do MINITAB, enquanto que a barra de ferramentas, os ícones dos comandos mais utilizados.
A janela session permite a visualização das saídas (resultados) e das entradas (linhas de comando). Consiste, basicamente, em um editor de texto. A janela worksheet representa a planilha usada para a análise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa sobre Softwares educativos para Deficiêntes
  • aplicação de softwares em Pesquisa Operacional
  • Sobre o controle estatístico da qualidade
  • Sobre os softwares piratas
  • Axiomas sobre testes de softwares
  • trabalho estatistico sobre a Aids
  • Dados estatisticos sobre modal aeroviario
  • dados estatistico sobre a br 101

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!