Pesquisa sobre particularidades fonológicas

Páginas: 2 (348 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
A fonética estuda os sons como parte físico-articulatórias isoladas (aparelho fonador). Sua função é descrever os sons da linguagem e analisar suas particularidades acústicas e perceptíveis.Fundamenta-se em estudar os sons da voz humana, independente do seu papel linguístico. Sua unidade mínima de estudo é o som da fala – o fone.
A fonologia estuda as diferenças fônicas intencionais,distintivas, que se unem a diferenças de significação, estabelecendo relação entre os elementos de diferenciação, e verificam quais as suas condições para combinar uns com os outros para formarem morfemas,palavras e frases.Seu estudo de unidade mínima é o som da língua - o fonema.
A Fonética se diferencia da Fonologia por considerar os sons independentes das oposições paradigmáticas e combinaçõessintagmáticas. Oposições paradigmáticas são aquelas cuja presença ou ausência implica em mudança de sentido. Ex.: /p/ata: oclusiva, bilabial, surda, oral; /b/ata: oclusiva, bilabial, sonora, oral; /m/ata:oclusiva, bilabial, surda, nasal. As combinações sintagmáticas são os arranjos e disposições lineares no contínuo sonoro. É uma troca na posição dos fonemas entre si. Ex. Roma, amor, mora, ramo.
AFonética e a Fonologia são duas disciplinas interdependentes, uma vez que, para qualquer estudo de natureza fonológica, é imprescindível partir do conteúdo fonético, articulatório e/ou acústico, paradeterminar as unidades distintivas de cada língua.Desta forma, elas não são dicotômicas, pois a Fonética trata da substância da expressão, enquanto a Fonologia trata da forma da expressão.
“A fonética éuma ciência histórica, que analisa acontecimentos, transformações e se move no tempo.”, diz Saussure. Já a fonologia se coloca fora do tempo, pois o mecanismo da articulação permanece estável de acordocom a estrutura da língua em questão.
O termo ‘Fonética’ pode significar tanto o estudo de qualquer som produzido pelos seres humanos, quanto o estudo da articulação, da acústica e da percepção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A particularidade historica da pesquisa no serviço social
  • A particularidade histórica da pesquisa no serviço social
  • Estudo dirigido sobre consciência fonológica
  • ANÁLISE SOBRE HIPÓTESES DA ESCRITA E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
  • O Debate Sobre as Particularidades do Trabalho do Assistente Social
  • Estudo sobre as particularidades do gesso em ambientes internos residenciais
  • Iptu
  • Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza e suas particularidades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!