Pesquisa Sobre Ilha da Madeira

Páginas: 8 (1817 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015

http://www.turismodeportugal.pt/Portugu%C3%AAs/turismodeportugal/publicacoes/Documents/Sol%20e%20Mar%202006.pdf

http://www.qualidademadeira.com.pt/ficheiros/documentos/Relatorios/BRQ_turistas_VF.pdf

http://www.newco.pro/pt/historia-madeira

Historia
Oficialmente descoberta a Ilha do Porto Santo em 1418 pelo navegador João Gonçalves Zarco, só no ano seguinte foi aportada a Ilha da Madeira pelomesmo navegador. Estavam assim descobertas as duas ilhas habitáveis do arquipélago, apesar de nenhuma delas o ser nesse tempo e só pelo ano de 1425 se ter iniciado a sua colonização.
Administrativamente, foram criadas no arquipélago três capitanias: uma no Porto Santo, cujo primeiro Capitão Donatário foi Bartolomeu Perestrelo, e duas na Ilha da Madeira, a do Funchal entregue a João GonçalvesZarco, seu primeiro donatário e a de Machico, que teve como primeiro Capitão Donatário Tristão Vaz.
Portugal começava, assim, a sua era dos Descobrimentos e uma nova página era escrita na longa História da Civilização Ocidental.
Cedo a Madeira tornou-se o primeiro e mais importante entreposto comercial insular no Oceano Atlântico. Com o crescimento das explorações geográfica e comercial da costaocidental africana e, mais tarde, com a expansão dos Descobrimentos portugueses, crescia a importância do Funchal como porto de escala dos navios portugueses a caminho do Golfo da Guiné e, posteriormente, do Brasil e da Índia.
Os descobrimentos e a atividade comercial baseada principalmente na produção e exportação do açúcar, mas também de vinho, legumes frescos, carne e lenha para aprovisionamento àsnaus que escalavam a Madeira sobretudo a partir dos finais do século XV, início do século XVI promoveram a influência do arquipélago no Atlântico e catapultaram a ascensão da Vila do Funchal a cidade, logo nos primórdios do século XVI, mais precisamente em 1508.
Começava desta forma o ciclo económico do açúcar na História da Madeira, que perduraria por mais de um século como principal fonte deriqueza dos seus habitantes. É nesta época que se multiplicam os intercâmbios comerciais do porto do Funchal com os principais portos comerciais italianos no Mediterrâneo e os da Flandres no Mar do Norte. Com esta evolução, aportam à ilha várias famílias de negociantes e financeiros oriundos daquelas paragens, que acabaram fixando residência no arquipélago.
Com os finais da primeira metade do séculoXVI e o aparecimento das produções açucareiras concorrentes nas Canárias e em São Tomé e Príncipe, novos arquipélagos entretanto colonizados pelos portugueses, bem como no Brasil, começa a declinar a supremacia madeirense na produção e no comércio internacional do açúcar. Ao longo da segunda metade desse século assiste-se, por conseguinte, à redução sistemática da procura dirigida a este produtomadeirense e aos seus derivados.
Paralelamente ao declínio do açúcar, cresce a produção e expansão comercial do vinho madeirense que, ao longo do século XVII, evolui para um vinho generoso de sofisticada produção, na medida em que, localmente, passam a juntar-se medidas precisas de aguardente que estimulam o seu envelhecimento em condições de excelente conservação. Começava, assim, o cicloeconómico do vinho e com ele uma nova era de prosperidade da economia insular madeirense.
Já anteriormente, o vinho era exportado para as principais cidades europeias da época e existem registos de ser consumido e muito apreciado, inclusive, pelo clero parisiense. A sua evolução para um vinho generoso submetido a um estágio de dois a três meses a temperaturas constantes de cerca de 45 graus, tornou-o emfinais do século XVIII e princípios do século XIX, a par do "Porto" e do "Xerez", um dos vinhos generosos mais famosos e apreciados do mundo ocidental da época.
Este segundo grande ciclo económico atinge o seu auge em meados do século XIX e é quase abruptamente interrompido com a propagação, por toda a Europa, da destruidora praga Phyloxera Vastatrix, trazida para o velho Continente pelas castas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa sobre o filme ilha das flores
  • Projeto de pesquisa sobre beneficiamento de madeira
  • Ilha da Madeira
  • Ilha Da Madeira
  • gatronimia ilha da madeira
  • Fauna E Flora Na Ilha Da Madeira
  • pesquisa das madeiras
  • Ocupação das zonas de vertente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!