Pesquisa sobre as escolas: summerhill escola da ponte reggio emilia

2992 palavras 12 páginas
Pesquisa sobre as escolas:
Summerhill
Escola Da Ponte
Reggio Emilia

INTRODUÇÃO

É muito comum que nossas bases educacionais sejam fundadas em abordagens tradicionais de ensino. A abordagem tradicional está fortemente enraizada na sociedade moderna e perdura por vários séculos, sofrendo adaptações em se método porém não na forma de compreender as relações de aprendizagem. Muitas vezes, nosso conhecimento, nossas experiências são interpretadas por nos mesmos através de uma perspectiva mais rígida característica que provém de um ensino tradicional onde a relação professor aluno ocorre de forma unilateral, já que esta forma de encarar o mundo acaba sendo mais comum entre a população. Dificilmente ouvimos por ai que alguém estudou em uma escola que segue uma abordagem construtivista.
Será que existe uma escola diferente das escolas “comuns”?

Summerhill
Uma nova forma de aprendizagem, um modelo pedagógico interpessoal, uma aprendizagem com uma mudança permanente do comportamento, algo que podemos definir como um processo de construção e assimilação de uma nova resposta.
Com base nessa teoria, existe uma escola com um diferencial, a Summerhill, escola que segue o princípio humanista de Carl Rogers (1902-1987). Para Rogers, em sua Abordagem Centrada na Pessoa, o professor não é mais visto com centro do processo ensino-aprendizagem, onde o docente era o detentor do conhecimento, e esse, transferia as informações para os seus alunos. Pelo contrário, na teoria Humanista, o professor é visto como um facilitador, onde não é o docente que ensina e sim o aluno que aprende, o importante não é o que ele aprende, e sim como ele aprende. O papel do professor facilitador é instigar o aluno, atiçar a sua curiosidade e desafiá-lo a buscar novos conhecimentos. Para que esse processo aconteça, de acordo com Rogers, é necessário um conjunto de qualidades que transformam o professor em facilitador da aprendizagem. É com base na abordagem Humanista que Neill desenvolveu a

Relacionados

  • 2Psicologia Do Desenvolvimento E Teorias Da Aprendizagem 2014
    2511 palavras | 11 páginas
  • Psicologia escolar
    45096 palavras | 181 páginas
  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas