Pesquisa Sinitros em Edificações

3742 palavras 15 páginas
FACULDADE SANTO AGOSTINHO- FSA
CURSO: BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
TURMA: 23N6A
DISCIPLINA: ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO I
PROFESSOR: RONALDO ALVES

PESQUISA
SINISTROS EM OBRAS DE EDIFICAÇÕES – CAUSAS E EFEITOS

Silvan Carlos da Silva

Teresina – PI
Fevereiro/2014

PESQUISA - SINISTROS EM OBRAS DE EDIFICAÇÕES – CAUSAS E EFEITOS
RESUMO DE UM ARTIGO - Revista Tecnológica, v. 18, p. 91-101, 2009.
1. Sobre os acidentes estruturais recentes ocorridos na cidade de Maringá-PR

Após inúmeras ligações para os devidos órgãos competentes (Prefeitura, Corpo de Bombeiro, Força
Verde), solicitando o corte de uma árvore de Guapuruvu com cerca de 20 metros que estava na eminência de cair sobre a residência em dias de chuva, e não tendo sido correspondidos, os proprietários do imóvel resolveram por conta própria contratar uma equipe de trabalhadores para o cortar a referida árvore, com peso estimado em torno de 10 a 20 kN.
Sem a experiência necessária da equipe para lidar com corte de árvores de grande porte, houve a queda da árvore em sentido contrário aquele inicialmente desejado. A queda da árvore ocasionou a ruína de parte do beiral de uma residência, um destelhamento de cerca de 5,0 m2, a destruição de grande faixa de um muro em alvenaria e o arrancamento de dois postes utilizados para rede elétrica, telefone e tv a cabo.
A queda da árvore provocou ainda a interrupção do fornecimento de energia elétrica na região por aproximadamente 10 horas, bem como, levou ao impedimento total de uma rua até que as operações necessárias a volta de energia pudessem ser concluídas. Sintomas como fissuras de grandes aberturas, manchas de infiltração, deformações exageradas (flechas), portas e janelas com dificuldade de fechamento e descolamento de pisos quase sempre são indícios de problemas graves que podem estar afligindo um determinado sistema estrutural. A maioria desses problemas poderiam ser facilmente identificados caso houvesse a preocupação de se

Relacionados