Pesquisa sócia educativa dos estudantes de serviço social

Páginas: 6 (1325 palavras) Publicado: 7 de abril de 2011
**** Estudantes de Serviço Social 2º Período

PESQUISA SÓCIA EDUCATIVA DOS ESTUDANTES DE SERVIÇO SOCIAL
RESUMO:
O Projeto de Pesquisa sobre o Perfil dos Estudantes da Universidade Anhanguera se iniciou em Outubro de 2010 pelos acadêmicos em serviço social – Tem como objetivo conhecer a realidade acadêmica de cada aluno e sua perspectiva profissional.
PALAVRAS CHAVE: assistência estudantil;ensino superior; perfil social de estudantes universitários

Introdução
Esta pesquisa se propõe a conhecer a realidade acadêmica dos estudantes de graduação da Universidade Anhanguera - MG, dimensionando os reais valores de cada acadêmico em relação ao curso de serviço social nesta pesquisa foi traçado o perfil dos estudantes da Universidade Anhanguera.
Com esse intuito, parte-se da premissade que a legislação brasileira deve garantir o acesso e a permanência dos estudantes no Ensino Superior. Entendendo-se a educação como um direito fundamental, universal, inalienável e um instrumento de formação na luta pelos direitos de cidadania e pela emancipação social, conforme prevê a Constituição Federal de 1988, nos seus Artigos 205 e 206, I, que a educação é dever do Estado e da Família etem como princípio a igualdade de condições de acesso e permanência na escola.
Art.205 – A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Art.206 – O ensino será ministrado com base nos seguintesprincípios:
1. Igualdade de condições para acesso e permanência na escola.
Igualmente expressa no Artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sancionada em 20/12/1996, “O ensino deverá ser ministrado com base nos seguintes princípios: I – igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (...)”.
Porém, de acordo com Almeida (2000), a crise estrutural do sistema educacionalbrasileiro não permite a universalização de seu acesso. Devido às necessidades objetivas da luta pela sobrevivência, grande parte da população se sujeita ao trabalho, abandonando o sistema escolar.
Plano Nacional de Educação – Lei 10.172/2001
Educação Superior – Objetivo n. 34 “Estimular a adoção, pelas instituições públicas, de programas de assistência estudantil, tais como bolsa-trabalho e outrosdestinados a apoiar estudantes carentes que demonstrem bom desempenho acadêmico”.
Porém, conforme afirma Faria:
Podemos dizer que, genericamente, sem perder de vista as experiências e iniciativas diferenciadas, a assistência não é considerada como um espaço de ações educativas e de produção e transmissão de conhecimento, convivendo com sua marginalização no conjunto das prioridades acadêmicase administrativas. (FARIA, 1993, p. 208).
1 - Lei 10.172/2001, 4. Educação Superior, - Objetivo n.34.
Na Política de Educação Superior a assistência estudantil tem como objetivo, prover os recursos necessários para superação de obstáculos que impedem os acadêmicos desprovidos de recursos financeiros, de desenvolverem com plenitude de dedicação sua graduação, e obterem um bom desempenhocurricular, minimizando, dessa forma, o percentual de abandono, de re-opção e de trancamento de matrícula.
Visto que a missão da Universidade Pública se cumpre na medida em que gera, sistematiza e socializa o conhecimento e o saber, formando profissionais e cidadãos capazes de contribuir para o projeto de uma sociedade mais justa e igualitária, tornam-se imprescindível democratizar o acesso ao EnsinoSuperior, articulando as ações assistenciais ao processo educativo, através de uma Política específica de assistência estudantil, que atue em termos de moradia, alimentação, saúde, esporte, cultura, lazer, entre outros. Importante ressaltar que estudos realizados em diversas Universidades e por diferentes órgãos que comprovam a necessidade de uma política de assistência estudantil. Entre eles,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço socia/assistente social
  • serviço social PESQUISA SOCIAL
  • 6ª Série Pesquisa em Serviço Socia
  • AS QUESTÕES SOCIAS E O SERVIÇO SOCIAL NO PERU
  • Relações socias e serviço social no brasil
  • Pesquisa em serviço social
  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
  • Pesquisa em Serviço Social:

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!