Pesquisa Qualitativa Em Ci Ncias Humanas E Sociais Chizzotti Fichamento Salvo Automaticamente

1369 palavras 6 páginas
Universidade de Brasília
Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares
Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania
Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania
Disciplina: Seminário Interdisciplinar de Leitura I – cod. 307891
Professoras: Nair Heloisa Bicalho de Sousa e Maria Salete K.
Machado
Fichamento 1: Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais - Antonio Chizzotti, RJ, Editora Vozes, 2006, parte I – A Pesquisa, p.17 a 61.

1. Nesta parte I do presente livro, Antonio Chizzotti, a partir da p.19, explica que a ciência e as pesquisas se desenvolveram a partir de um processo de busca metódica das explicações causais dos fatos ou da compreensão exaustiva da realidade. Para isso se utilizou a pesquisa de observações, reflexões, análises e sínteses para descobrir as forças e as possibilidades da natureza e da vida, e transformá-las em proveito do homem. Essa atividade pressupõe que o pesquisador tenha presente as concepções que orientam sua ação, as práticas que elege para a investigação, os procedimentos e técnicas que adota em seu trabalho e os instrumentos de que dispões para chegar a seu objetivo.
2. Essas diferentes práticas e técnicas de investigação que foram sendo construídas historicamente, que se formaram a partir de ideias, concepções e modelos de pesquisa se designou de “paradigmas”. Citando KUHN na p.21/22, o autor, diz que os paradigmas caracterizam as conquistas científicas universalmente reconhecidas que, por certo período, fornecem um modelo de problemas e soluções aceitáveis pelos que praticam certo campo de pesquisa. E englobam uma lei, uma teoria, uma aplicação e um dispositivo experimental e fornecem modelos que dão nascimento a tradições particulares e coerente de pesquisa científica. O desenvolvimento e acúmulo de novos conhecimentos científicos em certo período e a não resposta a essa evolução pelo paradigma vigente pode colocá-lo em crise e a perda de confiança pode gerar uma revolução científica e o surgimento de um

Relacionados