Pesquisa - normas relativas à medicina e segurança do trabalho

Páginas: 19 (4505 palavras) Publicado: 21 de abril de 2013
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - ISES
FACULDADE SUMARÉ





PESQUISA - NORMAS RELATIVAS À MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO





PROFESSOR: Mário Lourenço

TURMA SADN



Nome: Gerson SantosSão Paulo

2011









INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - ISES

FACULDADE SUMARÉ











PESQUISA - NORMAS RELATIVAS À MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO





























São Paulo

2011

Segurança do Trabalho pode ser definida como a ciência que, através de metodologia e técnicas apropriadas,estuda as possíveis causas de acidentes do trabalho, objetivando a prevenção de suas ocorrências.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, entidade vinculada à Organização das Nações Unidas – ONU, “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidade”.

A nossa CLT, Decreto-lei n. 5.452 de 1° de maio de 1943, em seu Título II:Das Normas Gerais de Tutela do Trabalho, Capítulo V: Da Segurança e da Medicina do Trabalho, disciplina a proteção à segurança e saúde do trabalhador brasileiro, mais precisamente através de seus artigos 154 a 201, os quais possuem redação atualizada pela Lei n. 6.514 de 22 de dezembro de 1977. Além do citado capítulo específico de nosso Código Obreiro que trata diretamente da Segurança e Saúdeno Trabalho, é inegável a existência de vários outros dispositivos direta ou indiretamente relacionados com a proteção do trabalhador, merecendo destaque os seguintes dispositivos da CLT: arts. 57 a 75 (Duração do Trabalho); arts. 129 a 153 (Férias); arts. 224 a 351 (Disposições Especiais sobre Duração e Condições de Trabalho); arts. 372 a 401 (Proteção do Trabalho da Mulher) e arts. 402 a 441(Proteção do Trabalho do Menor).

Resposta: Os artigos 154 a 201 da CLT que estipulam os direitos e obrigações do Governo, dos empregados e dos trabalhadores no campo da Segurança e da Medicina do Trabalho, foram regulamentados através da Portaria MTb n. 3.214 de 8 de junho de 1978, que instituiu as normas regulamentadoras do Trabalho urbano.

Mostraremos no nosso trabalho sobre as NR’s 4 , 5 e6 que tratam de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Equipamento de Proteção Individual e finalizaremos com Auxílio-doença acidentário.



















NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho



A NR 4 diz respeito aos Serviços Especializadosem Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e tem como finalidade promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador em seu local de trabalho. Para oferecer proteção ao trabalhador o SESMT deve ter os seguintes profissionais: médico do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, enfermeiro, técnico de segurança do trabalho, auxiliar de enfermagem, tem por atividade darsegurança aos trabalhadores através do ambiente de trabalho que inclui máquinas e equipamentos, reduzindo os riscos a saúde do trabalhador, verificando o uso dos EPIs, orientando para que os mesmos cumpram a NR, e fazendo assim com que diminuam os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.

O SESMT tem por finalidade promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no seu ambiente detrabalho, portanto, torna-se um trabalho que tem por objetivo a prevenção de acidentes tanto de doenças ocupacionais. Trata-se de trabalho preventivo e de competência dos profissionais citados acima, com aplicação de conhecimentos de engenharia de segurança e de medicina no ambiente de trabalho para reduzir ou eliminar os riscos à saúde dos trabalhadores. Cabe ao SESMT orientar os trabalhadores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa Acadêmica Segurança e Medicina do Trabalho
  • Normas de segurança e medicina no trabalho
  • Normas medicina no trabalho
  • Medicina e Segurança no Trabalho
  • Segurança e medicina do trabalho
  • Projeto de segurança e medicina do trabalho
  • SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO
  • Segurança e Medicina do Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!