pesquisa experimental

Páginas: 9 (2001 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2013










PESQUISA EXPERIMENTAL


















PESQUISA EXPERIMENTAL











BELÉM-PA
2013

Introdução

As primeiras investigações foram realizadas na primeira metade do século XIX, por (GUSTAV FERCHNER), este foi o primeiro cientista a preocupar-se com a aplicação dos métodos exatos. O método experimental foi então adaptado pelosbehavioristas, assumindo este método então um papel privilegiado para o conhecimento do comportamento humano e animal.
Este método é caracterizado por uma aplicação limitada e redutora a certas áreas da investigação, tais como fisiologia, aprendizagem, memória, percepção e psicologia social. Para a realização de uma atividade experimental, o experimentador deve de ter atenção alguns aspectos, bem como aelaboração de um plano, que o guiará durante toda a atividade experimental. Para tal a atividade experimental esta dividia em diversas etapas: hipótese prévia, experimentação, e generalização dos resultados.

Pesquisa Experimental

Tem como finalidade de testar hipóteses que dizem respeito à convicção do pesquisador. Ela envolve grupos de controle, seleção aleatória e manipulação de variáveisindependentes. Buscam-se generalizações por meio de técnicas de coleta de amostragem realizadas durante a experiência.
A pesquisa experimental é considerada o melhor exemplo de pesquisa científica, pois há um alto nível de controle da situação, podem-se isolar todas as estruturas de qualquer interferência do meio exterior, gerando maior confiabilidade em seus resultados. Mesmo assim ela é flexível,podendo dar inúmeras respostas diferentes a problemas diferentes com um único experimento. A sua característica principal é o fato da variável independente ser manipulada pelo pesquisador, assim equívocos e ambiguidades praticamente desaparecem.
Para KERLINGER (1979), o fato de as variáveis ou grupos poderem ser analisados em ambientes programados é considerado, a um só tempo positiva e negativa.Positiva porque proporciona credibilidade já que a interferência do meio é praticamente nula e o pesquisador tem total autonomia sobre seu objeto de estudo. Esse mesmo pesquisador nos diz sobre o lado negativo afirmando que quando retiramos o objeto de seu meio natural, comprometemos as análises, pois estas serão parciais e não aplicáveis nas relações fora do ambiente propiciado pelo pesquisador.Na pesquisa experimental fica evidenciado o valor do conhecimento empírico, pois se não houver possibilidade de um experimento ser ou não comprovado pelos sentidos ou mesmo contradizer uma hipótese, então não haverá sentido (finalidade) no experimento. Desta forma, podemos dizer que em ciência o termo empírico pode ser usado como sinônimo de “experimental”.

Os Ambientes

Os experimentospodem ser realizados em laboratório ou em campo. Naqueles realizados em laboratório, o pesquisador tem controle total sobre as variáveis, pois o ambiente de experimentação é criado e conduzido pelo pesquisador. Já nos experimentos de campo, o pesquisador não consegue ter controle absoluto sobre as variáveis, pois são projetos conduzidos em uma situação real, como por exemplo, os Testes de Mercado,(MATTAR, 2005).
Nas situações reais há presença de muitos fatores que interferem na pesquisa e que podem fugir do controle do pesquisador, pois ambiente real não é criado por ele. Por essa razão o pesquisador precisa se adequar ao ambiente utilizando técnicas para atenuar os efeitos de fatores que atrapalham as observações. Os experimentos de campo geralmente têm precisão menor que os experimentosde laboratório.
O pesquisador tem dois objetivos: extrair conclusões válidas sobre os efeitos de variáveis independentes sobre o grupo em estudo e também fazer generalizações para uma população maior. Quando há constatação de que o tratamento foi à causa real do efeito, o experimento tem validade interna. Quando a relação de causa e efeito encontrada no experimento pode ser generalizada para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa experimental
  • Pesquisa Experimental
  • Pesquisa Experimental
  • pesquisa experimental
  • Pesquisa experimental
  • Temas que envolvem uma pesquisa experimental
  • Pesquisa bibliográfica, documental e experimental
  • O que é pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa experimental?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!