Pesquisa Etnográfica sobre os movientos sociais no Brasil

11215 palavras 45 páginas
PESQUISA ETNOGRÁFICA

DISCIPLINA: FORMAÇÃO SOCIO-ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL
PROFESSOR: ***********************

FORTALEZA
2013
1. INTRODUÇÃO

Um pouco antes do início das Copas das Confederações, em junho de 2013, diversas ruas das cidades brasileiras foram tomadas por manifestações populares que ocorreram durante o evento e perduram em diversos pontos do país, com menor intensidade, até os dias de hoje. São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro estiveram à frente da pauta original das mesmas que era a revogação do aumento em 0,20 centavos da passagem do transporte público. Os protestos irradiaram para outras capitais e municípios, numa grande “onda” de manifestações, sendo que uma série de outras demandas foram sendo incorporadas à agenda inicial e, até certo ponto, pensou-se que os objetivos iniciais poderiam se perder em meio a tantas outras reivindicações que brotavam incessantemente do seio das ruas.
Não estamos acostumados a ver tamanha mobilização e manifestações populares no Brasil. Talvez as que ocorreram a partir de junho e que ainda ocorrem, especialmente no Rio de Janeiro e São Paulo, sem esquecer do movimento “Ocupe o Cocó”, em Fortaleza, insistem em gritar que algo está bastante equivocado por aqui desde muito antes do que possamos imaginar. Algo que possui raízes muito bem fincadas, troncos suculentos e galhos repletos de folhas secas e podres frutos. Bem como, existem motivações externas, nos protestos pelo mundo afora e que talvez estejam fortemente inaugurando as manifestações do século XXI, girando em torno, especialmente, da contestação do próprio sistema capitalista, a partir das gritantes violações dos direitos humanos, e o questionamento acerca dossistemas de governabilidade política de alguns países.
Obviamente que os protestos não ocorreram de forma pacífica, até porque historicamente temos uma polícia extremamente violenta. Podemos assinalar questões relacionadas à segurança institucional, como a depredação a patrimônio

Relacionados

  • mulheres negras no Tocantins
    5786 palavras | 24 páginas