pesquisa em serviço social

Páginas: 5 (1185 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013


PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL


Esta disciplina tem como conteúdo básico o planejamento de pesquisa, sua classificação e conceitos introdutórios: problemas, invariáveis, definições, métodos de coleta de dados, técnicas de análise e apresentação de dados. Tem por objetivo reforçar a instrumentalização teórico-prática de agentes sociais fortalecendo a capitalização, de alunos e assistentessociais supervisores de campo de Estágio, no que diz respeito a compreensão da realidade e a utilização de instrumentos técnicos operativos facilidades da pesquisa e do agir profissional.
Para o desenvolvimento desse conteúdo inicialmente promovemos discussões sobre a dimensão constitutiva do desempenho técnico-operativo de profissionais que lidam ou pretendem lidar com questões sociais,articulando os elementos fundamentais da sua maneira de agir, dando prioridade a questão da instrumentalização. E para empreender um processo discursivo acerca da importância da utilização adequada dos instrumentos face aos distintos modelos de práticas e objetos com os quais trabalham os profissionais, focalizamos a utilização do instrumental visto as especificidades da clientela atendida e aos objetivosinstitucionais e profissionais pretendidos. Para possibilitar uma discussão e ampliação das formas de utilização dos instrumentos e sua adequação as situações e áreas específicas, conduzimos um melhor aperfeiçoamento.
Utilizaremos os seguintes procedimentos: reuniões de planejamento e discussão do conteúdo e da metodologia para a determinação dos participantes para o desenvolvimento das ações deapreensão dos conteúdos, avaliação e apresentação de propostas de intervenção e da prática em sala de aula. E no desenvolvimento do curso utilizaremos aulas expositivas, estudos de textos, dramatizações, oficinas de trabalho, dinâmica de grupos, treinamento e apresentação de trabalhos práticos que possam ajudar na fixação dos conteúdos teóricos.
Dessa forma será de estrema necessidadeintensificar o processo de aprendizagem dos alunos na disciplina, considerando que a disciplina é de suma importância na formação do Assistente Social.

A Pesquisa Social, utiliza-se de uma metodologia que se torna explicita da seguinte forma: tipo de pesquisa(quantitativa, qualitativa, enfoque misto), universo e amostra, tipo de amostra. Categorias de análise, variáveis e indicadores; procedimentos(pesquisa bibliográfica, documental, empírica, levantamento, estudo de caso, pesquisa expost-facto, pesquisa- ação, pesquisa participante, etnografia, etc.), instrumentos e técnicas de coleta (observação participante, entrevista, grupo focal, questionários/formulários, amostras, testagem, etc.).

A Pesquisa na área das Ciências Sociais

A pesquisa social, aponta apluralidade de concepções que incidem na produção de conhecimentos e os seus sentidos ético-políticos. As referências indicadas pavimentam a compreensão dos fenômenos que movem a sociedade do capital e direcionam consciências, poder, relações, interesses, práticas macro e micro-societárias. Contaminam modos de apreender o real e de produzir conhecimentos, pela via da pesquisa. Além das referênciasteórico-metodológicas, a reflexão recai na análise da conjuntura atual, evidenciando expressões diversas de definição dos objetos de investigação e os desafios postos aos pesquisadores para dar respostas que subsidiem práticas emancipatórias para a superação da barbárie social, produzida na conflituosa relação capital e trabalho.
O trabalho da pesquisa social tem exatamente a dimensão de buscaridentificar as realções sociais que se expressam nos componentes matérias da riqueza, desmitificando-os enquanto propriedade das coisas, apenas como valor de uso e riqueza em geral, colocando a nu a forma social da riqueza, isto é, a natureza do valor de troca e os fetichismos que a acompanham.

Projeto de Pesquisa

Um projeto de pesquisa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesquisa em serviço social
  • PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
  • Pesquisa em Serviço Social:
  • Projetos de Pesquisa em Serviço Social
  • Serviço social Projeto de pesquisa
  • pesquisa em serviço social
  • Pesquisa em serviço social
  • Pesquisa em Serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!