PESQUISA DE OVOS DE HELMINTOS PELAS TÉCNICAS DE FLUTUAÇÃO E SEDIMENTAÇÃO ESPONTÂNEA EM FEZES DE CÃES DE ATÉ 6 MESES DE IDADE

Páginas: 5 (1200 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2014
Pesquisa de ovos de helmintos pelas técnicas de Flutuação e Sedimentação espontânea em fezes de cães de até 6 meses de idade

PINTO, Flavia Roberta do Carmo; GÁNDARA, Helena Fontes Lima; BATOS, Isabela Aguiar; GOMES, Lucas da Silva Ferreira; FERREIRA, Luisa Mendes; SILVA, Marcio Henrique Reis Santana; PINHEIRO, Pâmela Botelho; REIS, Renata Figueredo; SANTOS, Taiane Oliveira.

Resumo

Asverminoses em cães podem ocasionar anemias, diarréias e mortes em neonatos. Além disto, podem ocasionar zoonoses quando os animais parasitados mantêm um convívio direto com o ser humano. Na pesquisa realizada foram analisadas fezes de cães filhotes com até 6 meses sem ter feito o uso de vermífugos, que vivem em ambiente doméstico na cidade de Salvador, BA. As fezes foram analisadas pela técnica deflutuação e sedimentação, foram encontrados ovos de Toxocara spp. e Ancylostoma spp.
Palavras chaves: verminoses; cães; filhotes; flutuação; sedimentação espontânea.

Abstract
The worms in dogs can cause anemia, diarrhea and death in newborns. In addition, can cause zoonoses when infected animals maintain a direct contact with humans. In the investigation of puppies stools were tested with upto 6 months without having made use of wormers, living in the home environment in the city of Salvador, Bahia. Feces were analyzed by the technique of flotation and sedimentation, were found Toxocara spp. and Ancylostoma spp.
Keywords: worms ; dogs; puppies ; fluctuation ; spontaneous sedimentation.

Introdução

As verminoses em cães são rotineiras na clínica veterinária principalmente quandose fala de filhotes. Os filhotes são os mais sensíveis a esses parasitas, e os adquirem no próprio ambiente onde convivem e pela mãe por via transplacentária e transmamária. Os parasitas mais freqüentemente diagnosticados pelos exames parasitológicos de fezes em cães são o Ancylostoma caninum, Trichuris vulpis e Toxocara canis. O cão é o animal que mantém maior contato com o ser humano, por issoo controle sanitário do animal é de grande importância para a saúde pública.

Revisão de Literatura

Ancylostoma caninum

A espécie Ancylostoma caninum pertence ao Filo Nemathelminthes, a Classe Nematoda e a Família Ancylostomatidae.
Este parasita apresenta cápsula bucal subglobulosa, com três pares de dentes situados na margem ventral do orifício oral. Apresenta coloraçãobranco-acinzentada ou avermelhada. O comprimento dos machos varia de 9 a 13 mm e o das fêmeas de 14 a 20 mm. Os ovos são elípticos, de casca fina e medem 55 a 77 µm de comprimento por 34 a 45 µm de largura.
Os ovos do Ancylostoma caninum chegam ao meio ambiente junto com as fezes do hospedeiro. Na massa fecal as larvas se desenvolvem até a fase infectante (L3), estas migram para fora da massa fecal e vãocontaminar a superfície do solo. As L3, em contato com uma superfície resistente, ficam com sua atividade aumentada e penetram através dela. As L3 infectantes atravessam qualquer superfície, como papel de filtro e pele de hospedeiros indeterminados.
A infecção dos hospedeiros pode ser por via oral, infecção passiva, a mais comum, ou por via cutânea, infecção ativa, a mais rara. As larvas ingeridaspenetram nas glândulas gástricas. Depois de um curto período, migram para a luz do intestino delgado onde atingem a maturidade. A infecção ativa via cutânea, as L3 atravessam a pele e atingem a circulação sangüínea ou linfática. Através dela vão ao coração direito, pulmões, perfuram os capilares dos alvéolos pulmonares, chegando à traquéia, laringe e faringe. Quando chegam à faringe as larvas podem serdeglutidas ou expectoradas, as que forem deglutidas chegam ao intestino delgado e tornam-se adultos.
O terceiro tipo de infecção é a pré-natal, onde as larvas atingem o feto pela circulação das mães. Entretanto, os parasitas só chegam à maturidade por ocasião do nascimento dos filhotes e após 10 a 12 dias já são encontrados ovos em suas fezes. Há ainda a infecção através do colostro, onde as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ESQUEMA ALIMENTAR PARA LACTANTES A PARTIR DE 6 MESES DE IDADE
  • Relatório Parasitologia- Sedimentação espontanea
  • Desenvolvimento motor de bebês na faixa etária de 6 e 7 meses de idade
  • Administração de suplementos de Vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade: Esquemas
  • Consumo alimentar entre crianças brasileiras com idade de 6 a 59 meses
  • TÉCNICAS DE PARASITOLOGICO DE FEZES
  • Caminho da célula até ovo
  • Des> de um bebe com 6 meses

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!