Pesquisa de Otimas Tendencias para os BRICS, Brasil, investimentos das multis e Agronegocio do Brasil

1988 palavras 8 páginas
http://www.agrolink.com.br/colunistas/otimas-tendencias-para-os-brics--brasil--investimentos-das-multis-e-agronegocios-no-brasil_5998.html

Ótimas tendências para os BRICs, Brasil, investimentos das multis e agronegócios no Brasil
Quantidade de visitas: 156
19/09/2013 - 13:48

Climaco Cezar de Souza

MUNDO

Comparando com as grandes economias mais a Grécia, a situação atual do Brasil é boa; até melhor em alguns itens e tende a melhorar progressivamente.

Em 2012, o Brasil foi o terceiro maior do Mundo a receber Investimentos Diretos Estrangeiros.

Nossas reservas internacionais em julho/2013 eram a quinta maior do Mundo, atingindo US$ 374,0 bilhões, uma situação muito confortável para garantir recursos para os fundamentais investimentos em infra-estrutura (que ampliarão muito nossa competitividade e reduzirão o tal “Custo Brasil”, já bem irreal como veremos a seguir) e também para brigar com os constantes especuladores cambiais. Boa parte destas reservas é advinda do sucesso continuado dos agronegócios na balança comercial anual.

Conforme estudos da importante Consultoria PWC - PriceWaterhouse & Coopers em janeiro/2013 - confirmando projeções anteriores do Goldman Sachs em 2005 -, o Brasil deve alcançar o quarto PIB do Mundo em 2030 e evoluir para o quarto PIB em 2050. De acordo com o estudo, “China, Índia, Brasil e outros mercados emergentes ganharão importância pelos baixos custos de produção e pelo tamanho dos seus mercados de consumo”. VIDE:http://www.pwc.com/en_GX/gx/world-2050/assets/pwc-world-in-2050-report-january-2013.pdf.

Em 2005, o Banco Goldman Sachs já previa tal situação para o PIB Normal (não PIB PPP – Paridade do Poder de Compra), agora confirmada pela PWC (embora muitos ainda não aceitem ou acreditem).

Conforme estudos da AGROCONSULT (disponíveis na Internet), a China e a Índia ampliam anualmente o seu consumo “per capita” de açúcar, mas ainda têm muito que aumentar, garantindo um

Relacionados