Pesquisa de marketing: portabilidade numérica na telefonia móvel

Páginas: 10 (2428 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO


CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – TURMA NB4











PESQUISA: PORTABILIDADE NUMÉRICA NA TELEFONIA MÓVEL















São Paulo - 2011

1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO


CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – TURMA NB4











PESQUISA: PORTABILIDADE NUMÉRICA NA TELEFONIA MÓVEL



ALUNO:ENIO RAMON MEDEIROS DA SILVA – RA 00077402






Trabalho apresentado para avaliação na disciplina Gestão de Marketing II – Pesquisa e Sistema de Informações, do curso de Administração, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ministrado pelo professor Egydio Barbosa Zanotta.

















São Paulo - 2011
SUMÁRIOIntrodução 3

Formulação do Problema 4

Objetivos 5

Metodologia 16

Análise e Interpretação 7

Recomendações de Marketing 12

Conclusões 13

Recomendações de Marketing 14

Anexo 1 - Pré-Teste 15

Anexo 2 - Questionário Final 17




















































Introdução







A Portabilidadenumérica, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), é a possibilidade de o usuário mudar de operadora, móvel ou fixa, sem precisar trocar seu número telefônico. Com ela, o número deixa de pertencer a uma operadora ou a um endereço original. Empresas e usuários que utilizam o número para trabalho, por exemplo, não precisarão mais ficar presos à operadora apenas para nãoperdê-lo.
Existem três tipos de portabilidade numérica disponíveis:

• Portabilidade de prestadora de serviço (fixo ou móvel) - quando os clientes têm o direito de manter o número telefônico ao trocar de provedor de serviço local, móvel ou fixo;

• Portabilidade geográfica - quando os clientes têm o direito de manter o número telefônico, como no caso de mudança de endereço;

•Portabilidade de serviço, quando os clientes têm o direito de manter o número telefônico, inclusive na troca de serviços (Ex. celular para fixo).

O Brasil optou por tornar obrigatória a portabilidade do tipo 1: portabilidade de provedor de serviço, e a portabilidade dos números não geográficos. São números não geográficos aqueles que não permitem identificar o local do número como, por exemplo, osnúmeros de serviços de utilidade pública e o serviço 0800. A portabilidade está disponível somente para o SMP (Serviço Móvel Pessoal) e o STFC (Serviço Telefônico Fixo Comutado), excluindo-se o SME (Serviço Móvel Especializado), disponível no Brasil através da Nextel.

Na telefonia móvel, os clientes podem mudar de operadora e manter o mesmo número dentro de uma mesma área de registro (código DDD), queengloba várias áreas locais. O cliente ainda pode manter o número quando troca de plano de serviço. Ou seja, não importa se o cliente muda de um plano pré-pago para um pós-pago, ou vice-versa. A portabilidade foi aprovada no dia 7 de março de 2007 pela Anatel.

O modelo de portabilidade nacional previa que a entidade administradora – a ABR Telecom - gerenciaria todo o processo de realização daportabilidade e, através da Base de Dados Nacional de Referência (BDR), atualizaria a Base de Dados Operacional (BDO) das operadoras. Essa base de dados (BDO) seria utilizada no correto encaminhamento das chamadas, indiferentemente da prestadora a que o número pertença. O fornecedor da solução tecnológica foi a Cleartech.









Formulação do Problema



Em quase dois anos,cerca de 6 milhões de consumidores trocaram de operadora de telefone e mantiveram o número - serviço conhecido como portabilidade numérica. O balanço foi divulgado em abril de 2011 pela Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), administradora do serviço, que começou a ser oferecido em 1º de setembro de 2008.

De acordo com dados da ABR Telecom, até março de 2011, dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MARKETING DE RELACIONAMENTO EM OPERADORAS DE TELEFONIA MÓVEL
  • Mkt
  • Pesquisa sobre telefonia celular e móvel no df
  • Telefonia Móvel
  • Telefonia Movel
  • Telefonia movel
  • Telefonia Movel
  • Telefonia movel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!