Pesquisa de Marketing - Briefing

Páginas: 11 (2715 palavras) Publicado: 2 de maio de 2015


SENAC
EAD





Aline Spiandorello Borges






Pesquisa de Marketing
Briefing de pesquisa para o produto
Nescafé Dolce Gusto

















Caxias do sul
2015




1. Introdução
Este trabalho de produção individual foi desenvolvido com base nas aulas vistas sobre Pesquisa de Marketing.Considerando a seguinte situação:
Trabalhando na empresa Nestlé, na área de Marketing, o gestor solicitaum briefing de pesquisa para o produto Nestlé Dulce Gusto. O gestor não sabe identificar o problema a ser analisado, em relação ao seguimento do café gourmet.
A obrigação é conduzir um estudo exploratório, com base em dados secundários especificando corretamente as fontes. Logo após desenvolver um briefing de pesquisa determinando corretamente todos os itens.
Neste trabalho será colocando empratica os métodos ensinados. Sabendo que existem duas formas de coletar dados, sendo a primeira por meios secundários e a segunda por meios primários, mas iremos seguir somente pelo meio secundário.

















2. Estudo exploratório

Definido o problema, é importante fazer uma pesquisa exploratória de dados secundários. O objetivo dessa pesquisa, que usa fontes secundárias (conforme discutidona aula anterior), é fazer com que os envolvidos no trabalho conheçam com mais profundidade questões relacionadas ao problema. Voltemos ao exemplo das Casas Bahia – talvez, antes de iniciar a pesquisa em si seja importante conhecer diferentes tipos de decoração, compreender quais são as tendências de moda e quais profissionais estão bem posicionados nesse mercado. No outro exemplo, da Nike, épossível que a área de marketing faça ou já tenha feito pesquisas de dados secundários sobre o mercado de artigos esportivos para esportes radicais, inclusive entendendo quais esportes são os mais interessantes nesse momento do mercado




















3. Briefing de pesquisa

a. Empresa
A Nestlé é a maior empresa mundial de alimentos e bebidas, também consagrada como a maior autoridade do mundo emNutrição, Saúde e Bem-Estar. Em todos os países onde está presente, o foco de suas atividades é melhorar a qualidade de vida das pessoas com produtos saudáveis e saborosos. A Nestlé está no Brasil desde 1921.
Em 1866 os primeiros experimentos de Heinrich Nestle (farmacêutico) combinavam leite de vaca, farinha de trigo e açúcar, resultando na criação da Farinha Láctea. Logo por 1867 houve oseu lançamento na Suica, marcando o inicio das atividades da Societé Nestlé no mundo. O ninho é o brasão da família de Henri Nestlé, que foi utilizado como marca da empresa. A partir de 1905 a Societé Nestlé, que linha sido comprada por Jules Monnerat em 1874, e a Anglo-Swiss Condensed Milk Company mantiveram uma forte concorrência até se fundirem em 1905, surgindo então a Nestlé.
A inauguraçãoda primeira fabrica no Brasil, foi em Araras (SP), a partir da aquisição da companhia Ararense de Leiteria, de Louis Nouguès, que produzia o leite condensado Ararense desde 1913.

b. Portifólio

O portfólio abrange quase todas as categorias de alimentos e bebidas - proporcionando aos consumidores produtos saudável para desfrutar em cada fase da vida. A NESTLÉ é proprietária de inúmerasmarcas famosas, ao todo são mais de 6.000, das quais 28 faturam mais de 1 US$ bilhão anualmente e 30 delas representam 75% do faturamento da empresa suíça.

A NESTLÉ atua em 13 segmentos diferentes:

Lácteos: Nestlé, Molico, Ninho, Ninho Fases, Ideal,Leite Moça, Carnation, Svelty.
Cafés: Nescafé, Nespresso, Dolce Gusto, Taster’s Choice, Coffe-Mate.
Bebidas: Nestea, Nesquik, Nescau, Neston, Milo,Carnation, Libby’s, Caro, Nestomalt, Sollys, Juice Juice.
Cereais: Fibre1 Nestlé, Nestlé Farinha Lactea, Nescau Cereal, Snow flakes, Corn Flakes, Gold, Chunch Cereal, Mucilon.
Biscoitos: Negresco, Passatempo, Bono, Tostines, Calipso.
Nutrição infantil: Nestlé Baby, Nan, Lactogen, Beba Nestogen, Cerelac, Nestum, Neslac, Guigoz, Good Start, Gerber, Natures, Mucilon.
Nutrição de performance:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Briefing Pesquisa De Marketing II
  • Briefing Pesquisa
  • Briefing
  • marketing briefing
  • Briefing Marketing
  • Briefing de Pesquisa
  • BRIEFING DE MARKETING
  • Marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!