PESQUISA DE ELEMENTOS DA RADIOLOGIA

Páginas: 5 (1085 palavras) Publicado: 7 de março de 2015


PARÂMETROS TÉCNICOS
A qualidade da imagem radiográfico é determinada pelo grau de detalhes que a radiografia proporciona. Dois fatores são importante para definir uma boa qualidade da imagem, o KV e MAS.

KV: Determina o contraste. O contraste é responsável pela imagem preta ebranca na radiografia. Muito contraste significa uma imagem preta, chamada de queimada. E pouco contraste significa uma imagem branca. É responsável pelo poder de penetração do raio x, ou seja quanto mais KV mais escura fica a imagem, determinando o contraste. A espessura é a medida através do espessômetro, que deve ser posicionado no ponto onde entra o RC. O que significa a constante, que édeterminada por um conjunto de equipamentos e acessórios de uma sala de RX que compreende a capacidade da Ampola, a velocidade do Ecran, a DFF, o tipo da grade, a variação da voltagem do aparelho, a temperatura e o tempo da processadora e a marca do filme. O calculo do KV é feito através da formula:
KV= (ex2)+k
Onde e= espessura K= contraste do aparelho
MAS: É responsável pela quantidade deradiação produzida e o tempo de exposição do paciente a radiação. Densidade é aquela imagem referente ao contorno da estrutura do osso, numa imagem de exame de perna. A densidade é responsável pela eliminação de partes moles, o técnico para produz imagens ósseas com bastante detalhe e qualidade, ele deve colocar mais MAS e menos KV.
O MAS é resultado da multiplicação do valor comando do S(tempo). Se obotão do MA estiver no 200 e o botão do S no, 0,25 segundo, o MAS será igual a 50, se colocar o MA no 500 e o tempo no 0,10 também terei 50 MAS. É usado para diminuir o borramento da imagem(A imagem não sai tremida). Essa técnica diminui o tempo sem alterar o valor do MAS. Quanto maior o tempo, mais chance o paciente tem para se mexer durante a produção da imagem. A distância foco-filme (OFF),para os exames do corpo humano, deve ser aproximadamente 1m, executando-se os exames de tórax, que tem sua DFF em média de 1,80m.
Identificação: Numerador do lado atômico correto, bem com os devidos marcadores identificando ao lado em caso de dois membros, e importante na escolha do filme, onde as estruturas não fiquem demasiadamente pequena ou grande. A escolha certa do filme radiográficodetermina o domínio do profissional na qualidade do exame identificar, cumprimentar o paciente, e explicar cuidadosamente o procedimento. O técnico processa a realização do exame.
Distância Foco Filme: Como fator ótico, o fator distância relaciona-se como o tudo. É a distância compreendida entre o foco e o filme, denominada Distância do Foco Filme.
D.F.F. a boa densidade de uma radiografia, e o que émais importante, a IGUALDADE de DENSIDADE de uma para outra, principalmente em se tratando de diferentes órgãos, não será obtida, se não utilizar D.F.F adequadamente, pois, está deverá se utilizada de acordo com os fatores elétricos aplicados.
Filme Radiográfico
Para obtenção de uma imagem radiográfica, é necessário que o feixe de raio X passe pelo objeto(paciente) e leve todas as informaçõesdeste a fim de incidir uma superfície de registro, denominada de filme radiográfico, formando imagem latente.
O filme radiográfico é composto pelas seguintes porções: base, camada adesiva, emulsão e camada protetora.
A maioria dos filme radiográficos possui duas emulsões para que possa ser usado com duas telas intensificadoras ao mesmo tempo. Uma exceção são ao filmes de mamografia, que possuemsomente uma emulsão, sendo necessária apenas uma tela intensificadora. A base deve ser fina, uniformemente translúcida, para não alterar o resultado radiográfico.
O filme radiográfico é um conversor de imagem. Converte luz em diversos tons de cinza. A qualidade de exposição necessária para produzir uma imagem depende da sensibilidade ou velocidade do filme. A estrutura básica de um filme é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elementos da radiologia
  • Elementos do Projeto de pesquisa
  • Elementos do projeto de pesquisa
  • Elementos do projeto de pesquisa
  • Elementos básicos de um projeto de pesquisa
  • Elementos do projeto de pesquisa
  • Elementos do projeto de pesquisa
  • Os elementos constitutivos de um projeto de pesquisa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!