PESQUISA DA DISCIPLINA DE ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DETRABALHO DA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ.

2656 palavras 11 páginas
Trabalho sobre feudalismo.

O feudalismo foi o sistema sócio-econômico dominante na Idade Média. É derivado de feudo: área de direito do senhor sobre as pessoas, coisas e terras.

Periodização:
1. Séc. III - VIII - formação do Feudalismo, tem início com as primeiras invasões bárbaras;
2. Séc. VIII - XI - apogeu do Feudalismo;
3. Séc. XI - XV - decadência.
O feudalismo ocorreu entre o século V e XV, após a queda do Império Romano e que se divide em pequenos reinos, porém esses reinos não foram capazes de solucionar os problemas de segurança das pessoas, e no século V a população começa a fazer um êxodo urbano, pois a população estava indefesa contra os ataques dos Germanos procurando assim se esconder dos ‘‘bárbaros’’.
A sociedade feudal era formada pela aristocracia proprietária de terras (composta pelo alto clero e pela nobreza) e pela massa de camponeses (servos e vilões não proprietários).
O clero ocupa papel relevante na sociedade feudal. Os sacerdotes destacavam-se como servidores de Deus, detentores da cultura e administradores das grandes propriedades da Igreja, além de sua marcante ação assistencial aos desvalidos. A Igreja procurava legitimar o modo de agir da aristocracia, afirmando que Deus tinha distribuído tarefas específicas a cada homem e que, portanto, uns deviam rezar pela salvação de todos (o clero), outros deviam lutar para proteger o povo de Deus (a nobreza) e os outros deviam alimentar com seu trabalho, aqueles que oravam e guerreavam (os camponeses).
O sistema feudal tem origem em instituições tanto do mundo romano quanto do germânico. A principal unidade econômica de produção era o feudo, que se dividia em três partes distintas: a propriedade privada do senhor, chamada manso senhoril, no interior da qual se erigia um castelo fortificado, o manso servil, que correspondia à porção de terra arrendada aos camponeses em lotes denominados tenências, e ainda o manso comunal,constituído por terras coletivas, pastos e bosques, usados

Relacionados

  • Pesquisa da disciplina de administração e mercado detrabalho da universidade estácio de sá.
    356 palavras | 2 páginas
  • O psicólogo nas organização de trabalho
    344 palavras | 2 páginas
  • Administração
    5448 palavras | 22 páginas