Pesquisa Da 2 Semana Lesgisla O Empresarial

264 palavras 2 páginas
Como diminuir riscos e evitar ações trabalhista na demissão dos funcionários
Esse tipo de risco tende a diminuir em empresas cujas filosofias vão ao encontro dos interesses dos trabalhadores e cujas atividades e politicas de relação trabalhista são transparentes fazendo com que haja sinergia entre empresa e funcionário.
A diminuição do número de processos trabalhistas passa pela redução do quadro de insatisfação de funcionários com as políticas de recursos humanos adotados pela empresa.
Existem três pontos que são fundamentais para o bem – estar entre a empresa e seus funcionários. São eles:
Transparência nas relações Se o funcionário já apresentava problemas de produtividade desde o primeiro dia de emprego , então o problema está na seleção do candidato.
Se o funcionário apresentava baixa produtividade , apenas em um período de tempo e não teve chances de melhoria , a causa está na liderança.
Mas se o funcionário recebeu ajuda da liderança para melhorar e não quis ou não aproveitou a chance, essa é a hora da transparência nas relações, quando se deve explicar exatamente o porquê de ele estar sendo demitido.

Valorização do Recurso Humano
É o reconhecimento das ações do empregado. Essa valorização, passa por investimentos, em treinamentos e programas específicos onde a cultura do elogio e o reconhecimento passa a ser mais importantes e mais eficientes que a da repreensão.

Treinamento e Desenvolvimento
Valorizam e motivam os funcionários. O funcionário se sente importante , reconhecido, sente que a empresa está investida nele . E isso é importante, pois ganha a empresa e ganha o funcionário.

Referencia:
http://www.rhportal.com.br/recursos-humanos/Como-Diminuir-O-Risco-De-Acoes-Trabalhistas-.htm

Relacionados