pesquisa cencitária Nacional sobre crianças e adolescentes em situação de rua

310 palavras 2 páginas
Referência: http://www.acaminho.org.br/wa_files/Pesquisa-Censitaria-Nacional-sobre-Criancas-e-Adolescentes-em-Situacao-de-Rua-Mar-2011

PESQUISA CENSITÁRIA NACIONAL SOBRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA

O levantamento foi realizado a partir de um convênio entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDEST).
O Instituto de Pesquisa Meta foi selecionado, através de licitação, para a execução do trabalho. Esta investigação é decorrência da iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e dos movimentos sociais que atuam com esta população visando à elaboração de estratégias para a formulação de políticas públicas dirigidas para este segmento populacional.

Metodologia

O levantamento foi realizado 75 cidades de todo o país, abrangendo todas as capitais e cidades com população superior a 300 mil habitantes (conforme dados do DATASUS do ano de 2004). Em todas as cidades selecionadas foi realizado um censo, através da aplicação de um questionário reduzido (18 perguntas), e uma pesquisa amostral, que investigou um conjunto mais amplo de questões (60 perguntas). O período de realização da coleta de dados foi de 10 maio a 30 de junho de 2010.

Apresentação dos Resultados

Foram identificadas 23.973 crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil.

Recusaram-se responder às perguntas formuladas 1.497 crianças e adolescentes (6,2% do total identificado). Também não responderam ao questionário 352 crianças com idade igual ou inferior a três anos (1,47% do total identificado).

Série Estatística Geografia
Variável Qualitativa Nominal
Variável Quantitativa Discreta

Fonte: 1° Censo Nacional de Crianças/Adolescentes em Situação de Rua – 2010/Meta Instituto de Pesquisa Base de estimativa percentual: 22.476 Indivíduos.

Fonte: 1º Censo Nacional de Crianças/ Adolescentes em situação de rua -2010/ Meta Instituto de pesquisa DADOS DO

Relacionados