Pesquisa Antropológica - Praça Roosvelt

1155 palavras 5 páginas
Reconhecimento e identificação inicial do espaço escolhido para a pesquisa

A Praça Roosevelt fica localizada no centro da cidade de São Paulo, entre a Rua da Consolação e Rua Augusta. Nela há um conjunto arquitetônico de concreto construído na década de 1960 sobre a passagem subterrânea entre o Elevado Costa e Silva e a Ligação Leste-Oeste.

O projeto da praça foi realizado pelo paisagista Roberto Coelho Cardozo, português radicado no Brasil e professor de paisagismo na FAUUSP. O conjunto é formado por duas grandes estruturas de concreto. O projeto, com muito concreto e pouco verde, foi criticado desde sua concepção.

Nenhum dos empreendimentos instalados na praça a partir de sua inauguração deu certo. Apesar da intenção de que a praça virasse um marco da cidade, ela sofreu um processo de degradação a partir da década de 1980. Ao longo dessa década muitas das casas de show deixaram a praça, mas, em compensação, ela foi descoberta por skatistas como ponto de encontro para a prática do esporte. A escola que havia no local passou a ser constantemente invadida e depredada depois da desativação, e mesmo um emparedamento não resolveu o problema. O último a deixar a praça foi o supermercado Pão de Açúcar, em 2006, e sua saída é considerada pela vizinhança como um dos motivos para a praça ter virado "esconderijo e marginais, drogados e moradores de rua"
.
Já na década de 1990 o jornal O Estado de S. Paulo escreveu que a praça era "um dos locais mais criticados pela população paulistana por causa da sujeira e do barulho".

Após recente reforma, a Praça Roosevelt reabriu em outubro de 2012 com um espaço totalmente reestruturado e revitalizado ao público.
Situada em uma região repleta de atrações culturais e gastronômicas, nas redondezas da Roosevelt estão situadas várias casas de teatro e bares que oferecem uma programação especial à noite.
Aberto em 1997 como Studio 184 e hoje chamado de Teatro Studio Helena Guariba, em homenagem à diretora e professora de

Relacionados

  • O serviço social na trajetória de atendimento à infância e juventude
    6705 palavras | 27 páginas
  • Via(da)gens Teológicas
    281425 palavras | 1126 páginas