Pesquiiisas

1848 palavras 8 páginas
Óptica geométrica
Os princípios em que se baseia a Óptica Geométrica são três:

* Propagação Retilínea da Luz: Quando a luz propaga-se em linha reta. A sombra é um exemplo de Princípio da propagação retilínea da luz porque podemos ver que a luz não faz curvas quando encontra um objeto. Há vários exemplos que comprova esse princípio luz de vela, lâmpadas farol, sombra, a formação dos eclipses solar e lunar ,etc. * Independência dos Raios de Luz: Quando dois raios de luz se cruzam, um não interfere na trajetória do outro, cada um se comportando como se o outro não existisse. Um exemplo: um palco é iluminado por dois feixes de luz provenientes de dois holofotes. A trajetória de um raio de luz não é modificada pela presença de outros, cada um segue sua trajetória como se os outros não existissem * Reversibilidade dos raios de luz: Quando a trajetória de um raio de luz é reversível, ou seja, o caminho que um raio de luz segue na ida de um ponto para outro é a mesma trajetória que ele segue no sentido inverso. Exemplo : se você olha através de um espelho e vê os olhos de uma outra pessoa que está atrás de você, com certeza, a outra pessoa olhando pelo mesmo espelho enxergará os seus olhos.
===============================================================

Reflexão da Luz * Espelho
Um espelho é uma superfície muito lisa e que permita alto índice de reflexão da luz que incide sobre ele. Espelhos possuem formas variadas: planos e esféricos.
Um espelho plano é aquele em que a superfície de reflexão é totalmente plana.
Os espelhos planos têm utilidades bastante diversificadas, desde as domésticas até como componentes de sofisticados instrumentos ópticos. As principais propriedades de um espelho plano são a simetria entre os pontos objeto e imagem e que a maior parte da reflexão que acontece é regular.

o espelho esférico é uma calota esférica que possui uma de suas partes polida e com alto poder de reflexão.
Esse espelho pode ser classificado de

Relacionados

  • Ceramica vermelha
    15747 palavras | 63 páginas