Pesqueisa de qualidade na gestão de uma empresa de polpa de fruta

1003 palavras 5 páginas
Jules Henri Fayol

Jules Henri Fayol (1841 - 1925) foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial e Geral.
Fayol começou a sua carreira desde cedo. Quando ainda tinha apenas 19 anos era formado em engenharia de Minas e, por conta disso, passou a trabalhar na área, em uma companhia de metalurgia e minas. Ali, Henri teve a oportunidade de alavancar a sua carreira de engenheiro administrador, bem como, teve a possibilidade de se tornar um teórico de gestão. Jules Henri Fayol foi o pai da teoria da gestão, na realidade, ele foi uma das primeiras pessoas que analisou a atividade empresarial e as principais atividades que cercam a gestão, como o planejamento, o controle, a coordenação, a organização, dentre outros. Por tudo isso, Jules Fayol se tornou um teórico clássico da Administração, fundando, dessa forma, a Teoria Clássica da Administração, por onde foi reconhecido (para sempre) no mundo inteiro.O senhor Fayol foi responsável por fundar o Centro de Estudos Administrativos. Esse centro reunia pessoas que estavam interessadas em administração, seja de negócios comerciais, industriais ou governamentais. O propósito desse centro era reunir pessoas interessadas para contribuírem com a criação e divulgação das teorias administrativas.
O autor francês, em seus estudos e pesquisas, destacou que a empresa é como uma organização que deve iniciar com uma estratégia, um plano e que, para isso, o administrador deve definir os seus objetivos para poder praticar o seu plano de administração. O líder é aquele que atua de forma firme, controlando, definindo, mantendo a ordem da sua organização.
Fayol e Frederick Taylor foram, sem dúvida alguma, os maiores doutrinadores das Teorias Clássicas da Administração. Essa Teoria, na realidade, identifica como as organizações são estruturadas. Na clássica teoria, o autor revelou que existe uma

Relacionados