Pespectiva cavalera

414 palavras 2 páginas
TEMA
PERSPECTIVA CAVALERA

Introdução.


A quase totalidade das ilustrações dos livros de geometria são feitas em perspectiva cavaleira. É significativo que a perspectiva cavaleira seja a representação utilizada universalmente para apresentar os outros tipos de representação. De resto, trata-se de uma tradição antiga: as figuras dos tratados de Geometria
Descritiva e de Perspectiva Linear, de Roubaudy e de Pillet, publicados em 1916 e em 1888, respectivamente, eram traçadas em perspectiva cavaleira.

Definição


A perspectiva cavaleira é uma projeção cilíndrica oblíqua sobre um plano paralelo a uma das faces principais do objecto. A figura obtida por esta projecção não está conforme à visão, mas à inteligência que temos dos objectos representados, e daí a sua aceitação natural. (Geometria, Inovação)

Figura 1



As três faces do objeto são montados sobre três eixos que partem de um vértice comum, sendo que uma faces é representada de frente, em verdadeira grandeza – face paralela ao plano de projeção. 

As outras faces se projetam obliquamente (inclinadas) sob um determinado ângulo, sofrendo uma deformação em perspectiva.
(Perspectivas, Professora Valéria Peixoto Borges)

Figura 2

Perspectiva Cavaleira
Em uma perspectiva cavaleira, temos a figura apresentada com uma face frontal, sendo nesta face marcadas a largura e altura (eixos x e y), conservando a sua forma e as suas dimensões, como na figura abaixo.

Devemos marcar o comprimento em apenas uma direção, sofrendo redução em sua medida proporcional ao ângulo de profundidade. Os ângulos mais utilizados são 30°, 45° e 60°.
As retas perpendiculares ao plano x,y em que o objeto é desenhado, têm o nome de Fugitivas; o ângulo que formam, em perspectiva com a direção horizontal é chamado de Ângulo das Fugitivas e a razão existente entre o comprimento em perspectiva (deformado) de seus segmentos e o comprimento real denomina-se Fator de

Relacionados

  • Desenho tecnico
    261 palavras | 2 páginas