Peso especifico aparente e teor de umidade

Páginas: 4 (823 palavras) Publicado: 28 de maio de 2013
1. INTRODUÇÃO
UMIDADE (w)
O conhecimento da umidade do solo é de fundamental importância, pois indica em que condições hídricas encontram-se o mesmo. O teor de umidade é determinado como a relaçãoentre o peso de água (Pw) e o peso das partículas sólidas (Ps) em um volume de solo.
(1)
O teor de umidade pode assumir o valor de 0% para solos secos (Pw = 0) até valores superiores a 100% emsolos orgânicos. O objetivo do ensaio é determinar a porcentagem de umidade presente em uma determinada amostra de solo pelo método da estufa. A umidade é importante para a determinação de outrosíndices físicos: limite de liquidez e limite de plasticidade.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Define-se a umidade (w) de um solo como sendo a razão entre o peso da água contida em certo volume de solo e opeso da parte sólida existente neste mesmo volume, expressa em porcentagem.
Sua determinação é muito simples: basta determinar o peso da amostra no seu estado natural (razão pela a qual a amostra aexaminar não deve perder umidade) e o peso após completa secagem em uma estufa a 105 ºC ou 110 ºC. O seu valor varia entre limites muito afastados. Esse índice é muito expressivo, principalmente para ossolos argilosos, que tem sua resistência dependendo da porcentagem de água.
Sendo P1 o peso da amostra mais a tara:
P1 = P + Ps+ Pa
onde P é o peso da tara e,
P2 = P + Pa

O peso da amostra secaé:
w= P1-P2 P2-P= Pa Ps
Outro meio, aliás, muito simples e rápido para determinar a umidade, consiste no emprego do aparelho Speedy. Ele é constituído por um reservatório fechado que se comunicacom um manômetro destinado a medir a pressão interna. Dentro deste reservatório são colocados, em contato, uma certa quantidade de solo úmida e uma determinada porção de carbureto de cálcio (Ca C2).A água contida no solo combinando-se com o carbureto de cálcio, gera acetileno, tal como expressa a equação:
CaC2+ 2H2O = Ca(OH)2 + C2H2

e então, pela variação da pressão interna obtém-se a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Determinação do Peso Específico Aparente Natural e Teor de Umidade do Solo com o uso de Estufa.
  • Determinação do Peso especifico e o Teor de umidade do solo
  • DETERMINAÇÃO DO PESO ESPECÍFICO APARENTE NATURAL e DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DO SOLO COM O USO DA ESTUFA
  • Peso específico aparente
  • Determinação do peso especifico aparente natural
  • Determinação do peso especifico e da umidade natural
  • Determinação da umidade e peso especifico do solo
  • Peso especifico aparente compactado e solto daareia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!