Pesaquisa Cientifica Pro Funcionário

1946 palavras 8 páginas
DISCIPLINA: TRABALHO E EDUCAÇÃO

Semestre: 2014-1

Curso: Especializa em: PROEJA

Aluno: José Ribamar Rodrigues Vilanova

Semestre: 2014.1

Curso: Especialização em : PROEJA

Professora: Fabíola Monteiro
Disciplina: Trabalho e Educação

Polo (s): Barra do Corda- Ma.
Data: 11/ Julho/2014

RESENHA

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. Tradução Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005. 128 p.

O ensaio que dá título a este volume foi escrito por István Mészáros para a conferência de abertura do fórum mundial de educação, realizado em porto alegre, em 2004. Neste texto, o professor emérito da Universidade de Sussex afirma, entre outras coisas, que a educação não é um negócio, é criação. Que a educação não deve qualificar para o mercado, más para a vida. Na sessão inaugural do ginásio Gigantinho, enfatizou o sentido mais enraizado da frase a educação não é uma mercadoria.
Defende também a existência de práticas educacionais que permitam aos educadores e alunos trabalharem as mudanças necessárias para a construção de uma sociedade na qual o capital não explore mais o tempo de lazer, pois o que as classes dominantes impõem é uma educação para o trabalho alienante, com o objetivo de manter o homem dominado, já a educação libertadora teria como função transformar o trabalhador em um agente político,que pensa,age, e usa palavra como arma para transformar a realidade.
Mészáros inicia resgatando algumas das principais concepções filosóficas já produzidas acerca da educação e as situa no âmbito da história, mostrando as suas limitações e seu comprometimento, em última instância, com os limites impostos pela sociedade do capital. Limitações essas que se justificam, não por ingenuidade ou deficiência intelectual de seus produtores, mas pela sua

Relacionados