pesagem e aferição de aparelhos volumétricos

Páginas: 4 (853 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2013
Objetivo
O objetivo desta aula prática de pesagem e aferição de aparelhos volumétricos é propor um melhor manuseio de vidrarias, bem como sua calibração e limpeza, além de procedimentos paramelhorar a exatidão e precisão dessas medições.
Introdução
A aferição, também conhecida como calibração é o conjunto de operações que estabelece a relação entre os valores indicados por um instrumento demedida e os valores correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões. Ou seja comparação entre os valores indicados por um instrumento de medição e os indicados por um padrão. E geralmente osmaterias de medida podem apresentar imprecisões em suas medidas.
Com a calibração é possível medir precisamente através da densidade e volume de um liquido previamente conhecido, em uma determinadatemperatura, da relação: Densidade = massa / volume. Alguns exemplos de vidrarias que podem ser calibradas são balões volumétricos, pipetas graduadas, buretas entre outros.
O Balão volumétrico é umrecipiente de precisão, que possui volume definido a uma dada temperatura. É utilizado para o preparo de soluções de concentração definida e com precisão em laboratório. Já a Pipeta Graduada é umavidraria usada para medir ou transferir volumes líquidos, a dada temperatura também é muito utilizada para medir pequenos volumes.
Materiais e Métodos
Os materiais utilizados durante a realização doexperimento foram:
01 Pipeta volumétrica de 10 mL
01 Béquer de 50 mL
01 Balão volumétrico de 100 mL
01 Termômetro
01 Balança analítica
Água destilada
Açúcar 1 g

Primeiro foi feitoindividualmente a medição de 1 grama do açúcar depositado em uma placa de petri, com a balança analítica previamente tarada. Em seguida realizou-se a pesagem do balão volumétrico limpo, seco e fechado,após a pesagem, com o auxílio de um funil, preenchemos o balão com água destilada até atingir o menisco (100mL). Repetimos o processo por três vezes. Verificou-se então a temperatura da água: 22°C....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AFERIÇÃO DE APARELHOS VOLUMÉTRICO
  • Relatório de Aferição de Aparelhos Volumétricos
  • Aferição de aparelhos volumétricos
  • aferição de aparelhos volumetricos
  • Aferição de Aparelhos
  • APARELHOS VOLUMÉTRICOS
  • Aparelhos volumétricos
  • Aparelhos Volumétricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!